Numa bonita solenidade, que reuniu lideranças empresariais e políticas da Bahia e de outras regiões do país, o empresário Kelsor Gonçalves Fernandes tomou posse, nesta sexta-feira (1º/7) à noite, como o novo presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo da Bahia (Fecomércio-BA). Em seu discurso, Kelsor agradesceu a Deus a “honra pela oportunidade de estar vivendo este momento”, à sua família e aos delegados representantes dos sindicatos votantes. Listou ainda as ações e as prioridades de seu mandato, que vai até 2026, em prol dos empresários do comércio e dos comerciários.
“Assumo como muita honra a presidência da Fecomércio em um momento extremamente delicado, em um período de quase pós-pandemia. É preciso, portanto, que enfrentemos as dificuldades de cabeça erguida e com a arma poderosa do trabalho nas mãos afim de alçarmos os índices econômicos da pré-pandemia”, afirmou o novo presidente da Fecomércio-Ba. “É preciso dialogar com os governos federal, estadual e municipal. Não numa posição de subserviência, mas sim com espírito de cooperação e, se necessário, de cobrança”, acrescentou. Ele defendeu ainda que a Fecomércio siga “caminhando junto” com outras entidades representativas do segmento produtivo, como as federações da Indústria (Fieb) e da Agriculturas (Faeb) e Sebrae.
É preciso dialogar com os governos federal, estadual e municipal. Não numa posição de subserviência, mas sim com espírito de cooperação e, se necessário, de cobrança
Durante a sua fala, acompanhada por dezenas de empresários do setor, Kelsor Fernandes disse ainda que é preciso focar nos pilares da credibilidade, sustentabilidade e representatividade tanto da Fecomércio quanto dos sindicatos filiados, em “benefício do sindicalismo e do associativismo”. Afirmou ainda que irá fortalecer os laços da Fecomércio, do Sesc e do Senac como os comerciáriose e suas respectivas famílias, além de prepará-los para o mercado de trabalho. Dentre as ações neste sentido ele anunciou a criação da Policlínica do Sesc e do centro de atividades do Senac na capital.
Kelsor garantiu ainda que dará continuidade ao processo de interiorização do Sistema Fecomércio-BA que foi uma das bandeiras de seu antecessor Carlos Andrade, ampliando os serviços do Sesc e Senac de capacitação, educação, cultura, saúde, lazer e assistência, que beneficiam toda a sociedade. “Nossa meta é intensificar a presença do Sistema no interior, concluindo obras em andamento, ampliando serviços em municípios que já contam com unidades Sesc e Senac, e construindo restaurantes do comerciário em municípios como Vitória da Conquista e Camaçari”, declarou.
Kelsor Gonçalves Fernandes nasceu em Alagoinhas, tem 69 anos é o primeiro empresário do setor de serviços a ser eleito para presidir a entidade. Atua no ramo imobiliário há mais de 40 anos e, desde a década de 90, é sócio proprietário da imobiliária que leva o seu nome, administrada junto com os filhos. Kelsor foi eleito por unanimidade dos votantes (delegados representantes dos sindicatos patronais filiados à Federação), na eleição realizada no último dia 28 de abril. Nos últimos oito anos, na gestão de Carlos Andrade, ele ocupou o cargo de 1º vice-presidente da Federação.
Despedida
Em seu pronunciamento de despedida, Carlos Andrade disse que sua “missão foi cumprida” e desejou sucesso ao novo presidente. “É motivo de satisfação poder afirmar que a missão foi cumprida. Procuramos imprimir na nossa gestão um trabalho forte de representatividade, deste que é o setor mais importante para a nossa economia, o setor de comércio de bens, serviços e Turismo”, disse Andrade.
O evento solene foi realizado no Cerimonial Rainha Leonor, em Salvador, e reuniu, dentre outras autoridades, o vice-governador João Leão, o presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros, o secretário de Turismo da Bahia, Mauricio Bacellar, a secretária de Desenvolvimento Econômico Emprego e Renda de Salvador, Mila Paes, a secretária Municipal da Fazenda, Giovanna Victer, o presidente da Fieb, Ricardo Alban, o presidente da Faeb, Humberto Miranda, o presidente do Banco do Nordeste (BNB), José Gomes da Costa, e o diretor superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury.