A startup baiana Strelo Aeroportos é uma das vencedoras do desafio “Brazilian Welcome Challenge”. O resultado foi divulgado na manhã desta sexta-feira (16/08) pela Embratur. A iniciativa busca melhorar a experiência dos turistas estrangeiros nos aeroportos do Brasil.
A Strelo conquistou os avaliadores com sua proposta de responder à provocação: “Como podemos fornecer orientação personalizada e informações em tempo real aos passageiros, para facilitar a navegação e melhorar a experiência no aeroporto, especialmente em grandes terminais?”.
E olha que bacana: a startup foi além e trouxe uma nova provocação ao edital: “Como identificar e integrar as melhores soluções digitais ao ecossistema dos aeroportos para promover a inovação?”.
A Strelo garantiu um prêmio de R$50 mil, além do selo de autoridade da Embratur e suporte estratégico da Acate para a aplicação de suas provas de conceito. Além da Strelo, foi selecionada a catarinense blumaps. Os próximos passos do desafio incluem a apresentação de um pitch no evento demoday, que marcará o início da aplicação da prova de conceito, no dia 23 de agosto.
A Strelo Aeroportos foi fundada, em Salvador, pelo engenheiro e designer de software Shankar Cabus. A missão da startup é promover a inovação e transformação digital em aeroportos, conectando as necessidades de negócios às soluções digitais mais eficientes e eficazes. Entre os serviços oferecidos pela empresa estão chatbot e atendente virtual, reserva de serviços, e-commerce e marketplace do aeroporto, marketplace de alimentação, sites e páginas web. O RIOgaleão – Aeroporto Internacional Tom Jobim, um dos principais aeroportos do Brasil, é um dos clientes da startup.
O programa
No programa Brazilian Welcome Challenge, as empresas participantes tiveram a oportunidade de aplicarem seus produtos ou serviços no contexto de turismo internacional, com potencial de replicação em todos os aeroportos brasileiros que recebem voos de outros países. A iniciativa conta com o apoio do Governo Federal, do Ministério de Portos e Aeroportos e do Ministério do Turismo.
O processo seletivo foi dividido em três fases. Na primeira fase, as startups passaram por uma análise geral de seus negócios e do potencial de conexão com os desafios propostos. Apenas 10 startups avançaram para a segunda fase: Atena ESG (SP), Audima (RJ), Autaza (SC), Blumaps (SC), Filazero (SE), Macnica DHW (SC), Mover Tech Ltda (RS), Opensenses (SP), Peoplexperience (SP) e Strelo Aeroportos (BA).
As startups então apresentaram um pitch ao vivo de 5 minutos para uma banca de avaliadores do setor. Ao final, apenas a Strelo Aeroportos e blumaps se destacaram como vencedoras
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, comemorou o empenho das startups em apresentar soluções inovadoras para tornar a experiência do turista a melhor possível. “Quando o estrangeiro chega ao Brasil, ele quer ser feliz, viver experiências incríveis. E isso deve começar já em nossas portas de entrada: os aeroportos. A primeira impressão fica, e esse turista que sair com uma boa experiência do aeroporto tem uma disposição maior para visitar mais atrativos e voltar para casa falando sobre o diferencial da hospitalidade brasileira”, explica Freixo.
Leia também: Suzano abre inscrições para o programa de trainee