BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Negócios Negócios Locais
Exclusivo: o segredo da ascensão da WDC Networks na Bahia

CEO e fundador da WDC Networks, Vanderlei Rigatieri (Crédito: Divulgação/WDC)

Exclusivo: o segredo da ascensão da WDC Networks na Bahia

A empresa aproveita os incentivos fiscais do estado para crescer

JOANA LOPO por JOANA LOPO
02/09/2024
em Negócios Locais
Tempo de Leitura: 6 minutos
A A
0
Share on FacebookShare on Twitter

Nos últimos anos, a WDC Networks, empresa que atua na soluções de tecnologia da informação, comunicação e energia solar, tem consolidado a sua presença na Bahia como um dos principais players no setor, especialmente com a expansão de suas operações em Ilhéus e Simões Filho. A empresa, que gera cerca de 250 empregos diretos e indiretos na região, aproveita os incentivos fiscais do estado e sua posição geográfica estratégica para fortalecer sua atuação, resultando em um crescimento significativo no faturamento. Nesta entrevista ao BA DE VALOR, o CEO e fundador da WDC Networks, Vanderlei Rigatieri, conta como a empresa tem se destacado na implementação de soluções tecnológicas personalizadas e pelo foco na excelência do atendimento ao cliente, que refletem o compromisso da empresa com a qualidade, inovação e sustentabilidade, pilares que sustentam o crescimento contínuo na Bahia e no restante do país.

BADEVALOR – Considerando o crescimento da WDC Networks na Bahia e a expansão dos seus serviços, como a empresa tem conseguido equilibrar a demanda por soluções customizadas com a necessidade de manter a qualidade do atendimento ao cliente, especialmente na área de pós-venda?

Vanderlei Rigatieri – Com um olhar mais próximo nas diversas demandas dos clientes e nas tarefas dos nossos colaboradores, criamos ferramentas customizadas, como bots, apps e automações em nuvem, desenvolvidas sob demanda para enfrentar nossos desafios seguindo as regras do nosso negócio. Isso nos permite maximizar a performance das equipes de Suporte e SAC, equilibrar o aumento da demanda com o desenvolvimento de novas habilidades mantendo a qualidade e garantindo que nossos serviços atendam e superem as expectativas dos clientes.

BV – A Bahia tem sido um estado estratégico para a WDC. Quais os principais fatores que contribuíram para o sucesso da empresa na região, e como a localização das unidades em Ilhéus e Simões Filho tem impactado positivamente a operação?

VR – O Governo da Bahia oferece diversos incentivos fiscais para empresas que se estabelecem na região, o que resultou em uma economia significativa nos nossos custos operacionais e que viabilizaram a nossa vinda para a Bahia há 20 anos. Além disso, a Bahia está situada em uma posição geográfica privilegiada e estratégica, com fácil acesso ao Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Isso facilita a distribuição de produtos para diversas regiões do país, além de ter um eixo rodoviário importante que nos conecta com todas as BRs que cruzam o nosso país. Contamos com um aeroporto internacional em Salvador, que também nos auxilia no envio de pedidos mais urgentes.

O estado possui importantes portos, como o Porto de Salvador e o Porto de Aratu, que são fundamentais para o comércio internacional. A curta distância destes portos faz com que tenhamos um frete In bound muito competitivo. Outro fator importante é a oferta de mão de obra. Na Bahia temos essa crescente oferta de mão de obra qualificada, especialmente em áreas como logística e gestão de cadeia de suprimentos, graças a instituições de ensino e programas de capacitação locais.

BV – O desenvolvimento do sistema interno para gestão de chamados e informações dos clientes foi um grande passo para a otimização dos processos. Quais foram os principais desafios para a implementação desse sistema e como a equipe de pós-venda se adaptou a essa nova ferramenta?

VR – Daniel Martins, gerente de Fábrica de Ilhéus, criou ele mesmo as aplicações personalizadas que otimizam nossos processos de gestão de chamados e informações dos clientes, enquanto gestor e desenvolvedor cidadão.
Utilizando plataformas no-code e low-code, ele desenvolveu essas ferramentas sob medida para atender às necessidades específicas das equipes, o que facilitou a adoção e reduziu os desafios que normalmente surgem com novas implementações, justamente por não precisar que as equipes se adaptem a um software genérico de mercado. A transição foi fluida e como resultado, tivemos mais tempo para focar no atendimento ao cliente, sem interrupções significativas.

O Daniel agora olha para a próxima etapa dessa jornada, que é expandir o conceito de desenvolvimento cidadão e compartilhar o conhecimento com toda equipe, algo que incentivamos muito. A proposta é capacitar mais colaboradores para que eles também possam criar soluções que atendam às suas necessidades e, assim, continuarmos a melhorar nossos processos com agilidade e inteligência.

BV – Quantos empregos gera e como a WDC Networks está investindo em capacitação e desenvolvimento dos seus colaboradores para atender às necessidades do mercado e garantir a excelência nos serviços prestados?

VR – Geramos cerca de 100 empregos diretos e mais de 150 indiretos nas duas unidades baianas. A WDC Networks, certificada pela ISO 9001, tem o compromisso de manter seus colaboradores sempre atualizados em relação às demandas do mercado, tecnologias emergentes e desenvolvimento de habilidades. Alinhado a isso e diante da evolução constante da tecnologia, estamos continuamente buscando certificações oferecidas por nossos fornecedores, garantindo a qualificação técnica e a confiança para o atendimento ao cliente.

Nossa equipe de SAC passa regularmente por cursos de atualização em áreas como inteligência emocional, comunicação e outras soft skills essenciais. Também oferecemos um programa de idiomas para os colaboradores que precisam manter contato frequente com fornecedores internacionais, assegurando a excelência na comunicação e no relacionamento.

BV – Quais os principais gargalos que a WDC Networks enfrenta atualmente na área de pós-venda, e quais são as estratégias da empresa para superar esses desafios e garantir a satisfação dos clientes?

VR – Com a crescente demanda por tecnologias mais robustas, o maior gargalo enfrentado pela equipe de pós-venda é o tempo. Embora não possamos controlar o tempo ou prever o futuro, estamos adotando estratégias para contornar estes desafios. Atualmente, estamos testando a implementação de IA Generativa em nossos canais de atendimento. Nossos analistas de suporte, que possuem profundo conhecimento das soluções utilizadas pelos nossos clientes, atuarão como tutores dessa Gen AI, ajustando o contexto para garantir um atendimento assertivo e eficiente.

Com essa integração, nossos colaboradores terão mais tempo para se dedicar a novas certificações, à criação de conteúdos e principalmente, ao seu crescimento pessoal e profissional.

BV – Considerando a importância da sustentabilidade nas empresas, como a WDC Networks integra os princípios ESG em suas operações na Bahia, e quais os próximos passos da empresa nessa área?

VR – A WDC já nasceu com o DNA de cuidado com o meio ambiente e o fazia mesmo quando a sigla ESG ainda não era utilizada. Trabalhamos na conscientização de nossos colaboradores e sociedade sobre a importância de cuidar do nosso planeta, fruto da preocupação da WDC com qualidade de vida das próximas gerações.

Temos ações ambientais concretas em nossas plantas, como a utilização de energia limpa (eólica e fotovoltaica), tratamento de águas pluviais, tratamento de efluentes, cuidado e preservação das áreas de mangues ao redor na nossa Matriz em Ilhéus.

Para manutenção dessas ações, continuaremos com a certificação ISO 9001 associada à ISO 14001, que garante a nossa operação estruturada e padronizada de cuidado para com o meio ambiente, além do aumento da geração de energia fotovoltaica da nossa Matriz, fazendo com que todo o consumo de energia da fábrica seja proveniente de Energia Limpa e Renovável ainda em 2024.

BV – Quais são as perspectivas de crescimento da WDC Networks na Bahia nos próximos anos, e como a empresa pretende se posicionar no mercado diante da crescente competitividade do setor de tecnologia?

VR – Por sermos uma empresa de capital aberto, vamos optar por não dar nenhum tipo de guidance ao cenário na Bahia. Para a segunda parte da pergunta, reforçamos o posicionamento de mercado que adotamos em 2024: focar em soluções. A WDC deixou de focar na venda apenas do produto para oferecer soluções completas, atendendo à demanda do cliente de ponta a ponta. Entendemos que nosso portfólio pode atender de forma bastante aderente e com soluções sob medida as mais variadas verticais de mercado, como por exemplo: Varejo, Instituições de Ensino, Rodovias, Portos e Aeroportos, Entretenimento, Hospitality e outros.


Leia também: Construtora Tenda dispõe de 60 vagas na Bahia

Tags: BahiadestaqueIlhéusSimões FilhotecnologiaWDC Network
Artigo Anterior

Orçamento de 2025 prevê salário mínimo de R$1.509

Próximo Artigo

Programa bolsas de verão do CNPEM tem inscrições abertas até dia 23

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ovinos
Economia

Bahia celebra Dia Nacional da Pecuária com recorde no rebanho de ovinos e caprinos

Peça promocional do evento
Negócios

Networking e empreendedorismo no Hub Lighthouse com o Marcas Baianas

DASA COLOCA À VENDA REDE DE CLÍNICAS AMO E ATRAI INVESTIDORES
Negócios

DASA COLOCA À VENDA REDE DE CLÍNICAS AMO E ATRAI INVESTIDORES

Próximo Artigo
CNPEM

Programa bolsas de verão do CNPEM tem inscrições abertas até dia 23

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Loja do Grupo Mateus

Grupo Mateus inaugura primeira loja em Salvador no Salvador Norte Shopping

Composição do VLT

Governo da Bahia avalia levar o VLT de Salvador até Camaçari

Exame de mamografia

Ferreira Costa realiza mutirão com 240 mamografias gratuitas em Salvador durante o Outubro Rosa

Leroy Merlin terá eletropostos em lojas de 14 estados; confira detalhes

Leroy Merlin terá eletropostos em lojas de 14 estados; confira detalhes

Prefeito Bruno Reis

Prefeitura apresenta novo Plano Estratégico com foco na transformação social e investimentos de R$ 4,8 bilhões

Entrada do UCI

Paramount negocia venda da rede de cinemas UCI no Brasil e na Argentina

Centro de Convenções Salvador movimenta R$ 1,3 bilhão na economia da cidade e amplia presença no turismo de negócios

Centro de Convenções Salvador movimenta R$ 1,3 bilhão na economia da cidade e amplia presença no turismo de negócios

Uneb abre vagas para cursos de idiomas a preços populares

Universidades Estaduais da Bahia estão entre as melhores do mundo em avaliação internacional

Governo anuncia investimento de R$ 108 milhões em cursinhos populares

Governo anuncia investimento de R$ 108 milhões em cursinhos populares

Projeto Recife das Pinaúnas

Recife das Pinaúnas faz replantio de mangue e conscientização em Comunidade Quilombola de Candeias

Brasil e Índia fazem acordos em tecnologia, defesa e aeronáutica

Brasil e Índia fazem acordos em tecnologia, defesa e aeronáutica

Carro sendo abastecido em combustível

Gasolina volta a ficar 10% mais cara no Brasil com petróleo perto de US$ 60, aponta Abicom

Centro de Convenções Salvador movimenta R$ 1,3 bilhão na economia da cidade e amplia presença no turismo de negócios

Centro de Convenções Salvador movimenta R$ 1,3 bilhão na economia da cidade e amplia presença no turismo de negócios

Uneb abre vagas para cursos de idiomas a preços populares

Universidades Estaduais da Bahia estão entre as melhores do mundo em avaliação internacional

Governo anuncia investimento de R$ 108 milhões em cursinhos populares

Governo anuncia investimento de R$ 108 milhões em cursinhos populares

Projeto Recife das Pinaúnas

Recife das Pinaúnas faz replantio de mangue e conscientização em Comunidade Quilombola de Candeias

Brasil e Índia fazem acordos em tecnologia, defesa e aeronáutica

Brasil e Índia fazem acordos em tecnologia, defesa e aeronáutica

Carro sendo abastecido em combustível

Gasolina volta a ficar 10% mais cara no Brasil com petróleo perto de US$ 60, aponta Abicom

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Jorge Valente

Terapias injetáveis são seguras quando bem indicadas, afirma especialista

Miguel Gomes

Tecnologia impulsiona o despertar de lideranças em saúde no século 21

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

NOTAS DE BOLSO

Bandeira da FGV

FGV anuncia cursos gratuitos e online nas áreas de tecnologia, dados e inteligência artificial

Preparação de remessa da Shopee

Shopee amplia logística e reduz prazo médio de entrega em dois dias no Brasil

Refém da pobreza

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.