Durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorre de 10 a 21 de novembro, em Belém (PA), o Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), anunciou o lançamento do edital de licitação para a elaboração do Plano de Ação Climática da Bahia (PAC).
O anúncio, feito nesta terça-feira (11), reforça o compromisso do estado em consolidar políticas ambientais e climáticas de longo prazo, alinhadas às diretrizes globais de mitigação e adaptação aos efeitos das mudanças climáticas.
A iniciativa representa um novo marco na agenda ambiental baiana, que já registra avanços como a 2ª edição do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (2024) e a reativação do Fórum Baiano de Mudanças Climáticas e Biodiversidade (FBMC-Bio).
O Plano de Ação Climática será o principal instrumento de planejamento e execução da política climática estadual, com metas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e foco na integração entre sociedade civil, setor produtivo e poder público.
“Juntos, seguimos construindo um futuro mais resiliente e sustentável”, destacou a Sema ao anunciar o lançamento durante a COP30.
Leia mais:























