Alvo de duras críticas de consumidores, do setor produtivo e até do governador Jerônimo Rodrigues, a Coelba resolveu reagir. No início desse mês, a companhia anunciou que pretende investir, entre os anos de 2024 à 2027, R$12 bilhões no estado.
Os recursos serão aplicados na expansão e reforço de suas redes de distribuição.
Para mudar a imagem da empresa, o presidente da Coelba, Thiago Freire Guth, tem conversado diretamente com os empresários e apresentado o plano de investimentos.
Anteontem, o executivo esteve em Barreiras.
Por lá, a falta de energia tem travado o desenvolvimento da região e muitos investimentos estão reprimidos.
Guth deu a palavra: a Coelba vai construir 10 novas subestações, ampliar outras 16, implantar 635 quilômetros de linhas de alta tensão e ampliar em 70% a potência elétrica na região.
Os empresários gostaram do que ouviram.
Emprego cresce
O emprego formal, aquele com registro em carteira, segue crescendo na Bahia. Em fevereiro foram criadas 6.249 novas vagas por aqui. É mais que todos os outros 8 estados nordestinos juntos (4.322).
O resultado da Bahia foi puxado pelo setor de serviços, que abriu 3.114 postos celetistas. Na sequência aparecem a agropecuária (1.257), construção (884) e indústria (839).
O comércio segue reagindo timidamente. O setor criou apenas 115 vagas no mês passado.
Muito pouco.
Tudo mais caro
Omissa em sua missão de fiscalizar o sistema ferryboat, a Agerba é uma verdadeira “mãe” quando o assunto é conceder aumento de tarifas.
Ontem, foram três reajustes: pedágio da BA-099 (aumento de 4,60%), ônibus metropolitanos (alta de 8,11%) e das lanchinhas que fazem a travessia Mar Grande-Salvador (14,89%).
Não há nenhuma irregularidade nos aumentos. Os contratos de concessão preveem isso e o governo do estado é rigoroso no cumprimento de suas obrigações.
O problema é a contrapartida para os consumidores.
Aí, quase sempre, não há qualquer rigor na execução do tal contrato de concessão. Os serviços são ruins e não há investimentos em expansão e modernização.
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