A rede mineira Mater Dei irá iniciar no próximo dia 1º de setembro as obras de um hospital em Salvador. A unidade, primeira fora de Minas Gerais, vai gerar 3.500 empregos diretos e será construída numa área de 8 mil metros quadrados, na antiga fábrica da Coca-Cola, localizada no cruzamento das avenidas Garibaldi e Vasco da Gama. Os investimentos são da ordem de R$500 milhões. Nesta segunda-feira, a partir das 10 horas, haverá o lançamento da “pedra fundamental” do empreendimento, numa solenidade que terá a presença do prefeito ACM Neto.
O complexo de saúde contará com um hospital geral, maternidade, pronto atendimento e um centro médico. Ao todo, são 369 leitos, com capacidade para atendimentos particulares, conveniados e pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade tem previsão de funcionamento parcial em dois anos e total daqui a três anos.
Em entrevista ao jornal Diário do Comércio, de Belo Horizonte, publicada na última quarta-feira, o presidente da rede Mater Dei, Henrique Salvador, disse que “o prédio terá entrada por três ruas diferentes, o que vai contribuir não só para o bom fluxo interno de pacientes e funcionários, mas também com a mobilidade do entorno. O projeto privilegia o conceito de sustentabilidade, contanto, inclusive, com áreas verdes internas e no entorno”.
“A capital da Bahia é uma cidade solar e esse terreno nos permitiu trabalhar um projeto moderno, que dialoga com o meio ambiente e a comunidade. Um hospital tem fluxos de pessoas e materiais muito próprios e conseguimos criar um ambiente que trabalha pontos como luminosidade e incidência de calor de forma a garantir conforto para profissionais e pacientes e economia de recursos naturais. Na unidade de Salvador teremos um bosque para que as pessoas possam relaxar das tensões cotidianas de um hospital”, pontuou.
Ele informou ainda ao Diário do Comércio que contribuiu para a escolha da cidade também o apoio do governo municipal por meio do programa Salvador 360, que reúne um conjunto de ações voltadas para estimular investimentos, atrair e ampliar empresas e promover a geração de emprego.