A Acelen, empresa que administra a Refinaria de Mataripe, na Bahia, anunciou na manhã desta quinta-feira (7), uma redução de 5,2% no preço da gasolina e de 9% no valor do litro do diesel. A queda de preço foi ocasionada pela baixa do petróleo no mercado internacional.
O repasse da redução dos preços dos combustíveis nos postos, no entanto, não é automático e depende de diversas condições, como estoques, impostos, margens de distribuição e revenda e mistura de biocombustíveis.
Em entrevista na última terça-feira (5), durante evento no Senai Cimatec, em Salvador, o presidente da Acelen, Luiz de Mendonça, disse que a empresa “está acompanhando o tempo todo como está se posicionando o mercado no exterior e no Brasil”.
“A gente leva em consideração os preços internacionais que são públicos. Nosso critério é super-transparente. Nossos clientes sabem o que nos orienta, nossas fórmulas de preços. Eu precifico de acordo com o mercado, que é dinâmico”, afirmou.
Mendonça garantiu ainda que preços dos produtos da Refinaria de Mataripe seguirão critérios de mercado que levam em consideração variáveis como custo do petróleo, que é adquirido a preços internacionais, dólar e frete. “É este critério que nos permite, por exemplo, investir mais de R$1 bilhão na refinaria”, disse.