Depois de alcançar o fundo do poço no pico da pandemia de covid-19, o setor de turismo do Brasil vem experimentando nos últimos meses uma vigorosa recuperação. Para se ter uma ideia, o faturamento do setor, em todo o país, alcançou no primeiro semestre deste ano cerca de R$94 bilhões, o que representa um aumento de 33% em relação ao mesmo período de 2021. Na mesma base de comparação, os aeroportos brasileiros registraram aproximadamente 42 milhões de embarques e desembarques, num crescimento de 52%. Esses e outros números foram apresentados pelo ministro do Turismo, Carlos Brito, durante encontro com gestores e empresários baianos nesta sexta-feira (9), na Casa do Comércio, em Salvador.

Entre outros assuntos, o ministro debateu as ações de desenvolvimento e promoção do setor na região, além de esforços para o fortalecimento do turismo náutico, um dos principais atrativos da capital baiana e de vários outros municípios no entorno da Baía de Todos-os-Santos. Ele assinalou que hoje entre os dez destinos turísticos mais procurados em todo o Brasil, dois são baianos – Salvador e Porto Seguro.
“Mas queremos que outras cidade do estado também façam parte desse ranking. A Bahia tem um enorme potencial, é linda e está preparada para receber os turistas nacionais e estrangeiros”, enfatizou Brito, acrescentando que hoje um dos principais “gargalos” do estado é a questão da segurança pública.
Infraestrutura
O ministro destacou também a preocupação do governo federal em ampliar a infraestrutura do país. Segundo ele, o atual governo já entregou cerca de 2.900 obras de infraestrutura turísticas, beneficiando centenas de municípios brasileiros. “Temos o melhor produto do mundo – o Brasil – e precisamos cada vez mais valorizar o nosso potencial”, afirmou. “O momento é de retomada, os números comprovam isso. Temos uma perspectiva agora no segundo semestre de uma geração de 670 mil empregos só no setor de serviços, onde o turismo está inserido. Vamos trabalhar o turismo na forma que ele merece, gerando emprego e renda para o país”.
Segundo Carlos Brito, o principal desafio do ministério neste momento é continuar o trabalho de divulgação, fortalecendo a promoção internacional do país e assim atrair cada vez mais turistas estrangeiros. “Estamos participando, através da Embratur, das principais feiras internacionais e vários encontros com trade do exterior”, disse. “O governo federal nunca trabalhou tão alinhado com o trade turístico como agora”.
O evento com o ministro Carlos Brito reuniu, na Casa do Comércio, o secretário do Turismo da Bahia, Maurício Bacellar, o presidente da Federação do Comércio do Estado da Bahia (Fecomércio), Kelsor Fernandes, além de dezenas de empresários do setor. “É de suma importância esta visita do ministro à Bahia”, disse o presidente da Fecomércio, Kelsor Fernandes, que apontou algumas das principais demandas dos empresários para uma retomada ainda mais sustentável do setor.
“Preciamos de acesso a crédito e incentivos para que o turismo volte a ser revitalizado. Os empresários deste setor sofreram muito durante a pandemia. É preciso crédito sem burocracia, com mais velocidade, com taxas de juros diferenciadas para que as empresas retomem seus negócios, gerem novos postos de trabalho e recebam bem o turista”, observou. “Este encontrou é uma oportunidade para reivindicar ao ministro um olhar mais atento para as potencialidades do estado, como o turismo náutico”.