Os veículos elétricos caíram no gosto do consumidor brasileiro. Em julho, o mercado nacional emplacou 15.312 automóveis leves eletrificados, numa alta de 6,36% em relação a junho. Nos sete primeiros meses deste ano, já são 94.616 unidades emplacadas, superando assim todo o ano de 2023 (93.927). Os dados são da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico).
Na Bahia, o crescimento tem sido exponencial. Em julho, foram vendidos, em todo o estado, 530 veículos – 30% a mais em relação a junho, quando foram comercializados 407. Com este resultado, a Bahia superou Espírito Santo e Goiás e passou a ser o 8º maior mercado do país. Está atrás de São Paulo, Distrito Federal, Rio, Santa Catarina, Paraná, Minas e Rio Grande do Sul.
Salvador ganhou 336 novos carros eletrificados em julho – a sexta maior quantidade entre as cidades brasileiras, atrás apenas de São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba.
O combustível caro é o principal motivo para consumidor optar por carro elétrico. Mas não apenas isso. Têm ainda a diminuição significativa na emissão de poluentes, os baixos custos de manutenção e políticas de estímulo à eletrificação veicular, como a isenção do IPVA.
Veículos em circulação
Os números de julho reforçam a previsão da ABVE de que o ano se encerrará com vendas totais superiores a 150 mil veículos leves eletrificados. “O interesse dos brasileiros por veículos elétricos é crescente e irreversível”, diz o presidente da ABVE, Ricardo Bastos. “O consumidor está se familiarizando cada vez mais com as novas tecnologias e se tornando mais consciente dos benefícios ambientais e das vantagens econômicas que estes veículos proporcionam”, acrescenta.
Com os números de julho, o mercado brasileiro também superou a marca simbólica de 300 mil veículos elétricos e híbridos leves em circulação no país, de diferentes tecnologias de eletrificação, desde o início da série histórica da ABVE. Em julho, esse total chegou a 315.047, dos quais pelo menos 152.493 são veículos plug-in, com recarga externa (BEV e PHEV). Os demais são HEV flex, HEV a gasolina e MHEV (híbridos sem recarga externa).
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