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Capa Economia

Varejo baiano prevê crescimento de 15% nas vendas para o Dia das Crianças

REDAÇÃO por REDAÇÃO
11/10/2022
em Economia, Economia Baiana
Tempo de Leitura: 3 minutos
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Dia das Crianças aquece o varejo baiano (Foto: Valter Campanato/Ag. Brasil)

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Por Anderson Orrico

O feriado do Dia das crianças não é só muito esperado pelos pequenos. Os comerciantes contam os dias para verem o movimento nas ruas e nos shoppings aumentarem em busca dos presentes. Para esta data, que é uma das mais importantes do varejo baiano, a Câmara dos Dirigentes Lojista de Salvador (CDL), espera crescimento de 15% nas vendas comparado ao ano passado.

Ainda de acordo com a CDL, o último trimestre do ano é o mais movimentado para vendas do comércio e tradicionalmente movimenta setores como os de roupas, calçados, brinquedos, produtos eletrônicos em geral e o setor de alimentação. A estimativa no crescimento das vendas e tíquete médio tem como base a análise da situação econômica atual e pesquisa de mercado com empresários.

Segundo levantamento da Federação do Comércio do Estado da Bahia (Fecomércio-BA), com base nos dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a inflação dos produtos e serviços mais procurados na data comemorativa do Dia das Crianças subiu 7,04% em 12 meses, na Região Metropolitana de Salvador. A variação do indicador geral foi de 9,72%.

“Desde o início do ano os produtos do setor de vestuário têm tido uma rápida subida de preços. Isso ocorre pelo aumento de custos das matérias-primas, como os tecidos e malhas. A indústria têxtil não encontrou outra saída a não ser o repasse de preços aos consumidores. Contudo, vale lembrar que mesmo com a alta de preços são produtos de valor mais baixo em comparação, por exemplo, aos eletrônicos, o que pode ainda favorecer as compras no Dia das Crianças”, destaca o consultor econômico da Federação, Guilherme Dietze.

Sobre o potencial de compras dos consumidores, o economista esclarece que “a avaliação é que será um período inferior do desejável por um grande aspecto, o nível recorde de famílias inadimplentes em Salvador. Há uma restrição no orçamento médio aos produtos não essenciais, como é o caso de presentes. Desta forma, a tendência é que seja mais um período de lembrancinhas e pensar em algo melhor para 2023, quando o cenário indica estar mais favorável em relação à renda”.

Shoppings

A Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) prevê que em todo o Brasil cerca de 73 milhões de consumidores devem ir às compras, com movimentação de R$ 13,7 bilhões, resultando em um incremento de R$ 2,7 bilhões em relação a 2021. Já o tíquete médio será de R$ 240, um aumento de R$ 42. Neste levantamento, quase um terço dos consumidores, 29% pretende ainda gastar mais que em 2021.

Para a entidade, o dia das crianças servirá como um “termômetro” para duas datas importantes dos próximos três meses: a Black Friday e o Natal. “Tudo indica que voltaremos ao patamar de 2019, provavelmente com algum incremento de faturamento ainda que seja pequeno”, diz o diretor institucional da ALSHOP, Luis Augusto Ildefonso.

A grande vantagem do shopping no Dia das Crianças está na união de serviços e áreas de lazer para crianças (com jogos eletrônicos e parques indoor) que recebem os visitantes com suas famílias. Para Ildefonso “o tíquete médio em alta reflete mais a frequência do consumidor nos centros de compra onde ele pode agora sem restrições levar o filho ao parque e depois na praça de alimentação. Como consequência, as lojas de vestuário, calçados, presentes e claro, brinquedos, ficam mais movimentadas e propensas a uma boa movimentação do comércio”, completa.

Um dos maiores centros de compras de Salvador, o Shopping da Bahia, destaca que nessa época, além do aumento das vendas e movimentação de clientes, cerca de 50 novos empregos temporários são gerados pelas atividades recreativas voltadas para as crianças que acontecem durante o mês de outubro. A aposta é que o aumento nas vendas seja superior ao número esperado, entre 10% e 15%, e que possa ser uma amostra positiva de como serão as festas de final do ano. No feriado, os principais shoppings de Salvador estarão com horário de funcionamento normal, das 9h às 22h, .

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Tags: Dia das CriançasFecomércioinflaçãoshopping centervarejo
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