O total de ocorrências criminais – tentadas e consumadas – contra as instituições financeiras em julho, na Bahia, registrou queda de 75,9% em relação ao mesmo mês do ano passado, revelam dados da Superintendência de Gestão Integrada da Ação Policial da Bahia (SIAP), órgão da Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP/BA). Nos primeiros sete meses do ano, a queda foi, em média, de 60,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. A Bahia é o segundo governo estadual a anunciar, neste ano, queda no número de crimes contra bancos.
“Mais uma vez, os dados mostram que as parcerias firmadas entre os bancos e as Secretarias de Segurança Pública de todo o País trazem excelentes resultados no combate à criminalidade”, afirma o diretor de operações da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), Leandro Vilain. Ele lembra que a cooperação entre a Febraban e autoridades estaduais gerou significativa queda nos crimes contra bancos também em São Paulo.
Na Bahia, houve expressiva redução das ocorrências (arrombamento de caixa eletrônico e cofre, roubo e extorsão) em todo o Estado nos sete primeiros meses do ano na comparação com o mesmo período do ano passado: na Região Metropolitana de Salvador (queda de 88,2%), na capital (redução de 73,7%) e também no interior (diminuição de 52,3%). No último mês, foram registradas 7 ocorrências contra instituições financeiras em todo o Estado da Bahia, ante 29 ocorridas em julho de 2015.
Bons frutos – “Os bancos, que também são vítima da criminalidade, colheram bons frutos do excelente trabalho da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, que acolheu de boa vontade a cooperação com a Febraban”, afirma Vilain. O executivo ressalta que a estreita parceria dos bancos com os executivos estaduais, as polícias (Civil, Militar e Federal) e o Poder Judiciário envolve propostas de novos padrões de proteção, muitos deles resultantes dos trabalhos desenvolvidos na Comissão de Segurança Bancária da Febraban.
Em relação a ataques a caixas eletrônicos, as estatísticas revelaram que nos sete primeiros meses deste ano, as ocorrências em todo o Estado da Bahia caíram 71,4% na comparação com o mesmo período de 2015. Foram registradas 38 ocorrências de 01 de janeiro a 31 de julho deste ano ante 133 no mesmo período de 2015.
Leandro Vilain também relembra que um projeto de colaboração entre a Febraban e a Secretaria de Segurança Pública da Bahia, de combate à criminalidade, foi lançado em julho na cidade de Lauro de Freitas. O projeto permite uma comunicação rápida e direta entre os bancos e as autoridades públicas para facilitar as ações de prevenção e combate ao crime.