A Agência Nacional de Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou nesta terça-feira (10) a transferência dos contratos de concessão de 14 campos terrestres (onshore) do Polo Recôncavo da Petrobras para a 3R Candeias, anteriormente denominada Ouro Preto Energia Onshore, subsidiária integral da 3R Petroleum Óleo e Gás S.A. A 3R assume a operação dos campos a partir desta quarta-feira (11). O valor total da transação foi de US$256 milhões, sendo US$10 milhões (R$51 milhões) pagos à Petrobras na data de assinatura do referido contrato, em 17 de dezembro de 2020, e US$246 milhões (R$1,250 bilhão) nesta terça.
O Polo compreende os campos terrestres de Aratu, Ilha de Bimbarra, Mapele, Massui, Candeias, Cexis, Socorro, Dom João, Dom João Mar, Pariri, Socorro Extensão, São Domingos, Cambacica e Guanambi, localizados no estado da Bahia. A Petrobras era operadora com 100% de participação nessas concessões, com exceção de Cambacica e Guanambi, em que possui participação majoritária de 75% e 80%, respectivamente.
A produção média do Polo Recôncavo de janeiro a abril de 2022 foi de aproximadamente 1.321,56 barris de óleo por dia e 444,15 mil m³/dia de gás natural. O volume de óleo e gás certificado pela DeGolyer & MacNaughton no Polo Recôncavo é de 75,0 milhões de boe em reservas provadas e prováveis (2P), sendo 58,8 milhões de boe em reservas provadas (1P).
O Polo Recôncavo inclui o Campo de Candeias, o mais antigo do país e que deu início à história da exploração e produção de petróleo no Brasil 80 anos atrás, em 1941. O ativo está localizado na Bacia do Recôncavo e apresenta total sinergia com outro Polo já operado pela Companhia desde julho de 2021, o Polo Rio Ventura, além de apresentar grande potencial de aumento no fator de recuperação.
Em nota, a 3R disse que a “aquisição do polo reforça a posição da 3R no Estado da Bahia, ao formar um cluster integrado com os Polos Recôncavo e Rio Ventura. Desta forma, a companhia dá mais um passo na solidificação de sua tese de investimento: polos operados de forma integrada, com foco na captura de sinergias operacionais e comerciais por meio da otimização de equipes, da cadeia de fornecedores e prestadores de serviços e por meio do aumento de escala dos produtos comercializados”.