O Centro Universitário Senai Cimatec celebrou, em Coimbra, Portugal, um acordo de cooperação técnico-científica com a Universidade de Coimbra, para promover intercâmbio entre as duas instituições, em particular nas áreas de sistemas de energia e de eficiência energética.
O vice-reitor para as Relações Externas e Alumni da Universidade de Coimbra, João Nuno Calvão da Silva, recebeu na Sala do Senado a comitiva composta pelo presidente da Federação das Indústria do Estado da Bahia (Fieb), Ricardo Alban, o reitor do Centro Universitário Senai Cimatec, Leone Andrade, o vice-reitor do Centro Universitário Senai Cimatec, Luis Breda, a responsável pelo Escritório Internacional Senai Cimatec, Greta Almeida Fernandes Moreira, o pesquisador líder do departamento de Química e Meio Ambiente, José Luis Gonçalves de Almeida, o pesquisador líder do Instituto Senai de Inovação em Conformação e União de Materiais (ISI C&UM) no Senai Cimatec, Rodrigo Coelho, e a pesquisadora sénior do Grupo de Estudos do Setor Elétrico (Gesel) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Thereza Aquino.
De acordo com Ricardo Alban, o convênio com a Universidade de Coimbra, atende à estratégia de ampliação de parcerias do Centro Universitário Senai Cimatec com universidades internacionais. Atualmente, o Centro Universitário tem convênio com universidades da Alemanha, França e Estados Unidos. “Não podíamos jamais deixar de ter essa parceria com a Universidade de Coimbra, que hoje é a terceira universidade mais conceituada pela Unesco. O fato de falarmos a mesma língua facilitará o intercâmbio do conhecimento e o entrosamento cultural. Esperamos que possa ser o mais abrangente possível”, afirmou o Presidente da Fieb.
Leone Andrade, por sua vez, lembrou que além do intercambio de alunos, “devemos implementar na nossa futura Universidade Senai Cimatec, o intercambio inverso, para recebermos alunos de graduação da Universidade de Coimbra, além do intercâmbio de professores”.