A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) está realizando um novo estudo para entender, mais profundamente, o comportamento do brasileiro com investimentos. A pesquisa qualitativa “Como você investe o seu dindim?”, feita em parceria com a consultoria estratégica “Na Rua”, está percorrendo o Brasil, levando uma equipe multidisciplinar para as ruas de comércio, praças, parques e outros locais. A Bahia é o quinto estado visitado pela associação com estadia prevista para até 5 de dezembro. Nesse período, a equipe irá abordar o público em locais como o Corredor da Vitória (Campo Grande), Cidade Baixa e Dique do Tororó.
Ao todo, mais de 700 pessoas serão entrevistadas em São Paulo, Goiás, Pará, Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul ao longo de quatro meses. Desse total, 30 vão participar de uma investigação mais profunda, com dinâmicas abordando toda a sua jornada de investimento de um jeito lúdico. O objetivo é entender suas motivações, o processo de escolha dos produtos e como lidam com os riscos, considerando vários perfis, costumes e realidades socioeconômicas diferentes.
“Sabemos, por meio de uma pesquisa quantitativa que realizamos todo ano, o Raio X do Investidor Brasileiro, que um terço da população (31%), ou cerca de 52 milhões de pessoas, tinham investimentos em algum produto financeiro em 2021”, explica Marcelo Billi, superintendente de Educação da Anbima. O Raio X, feito em parceria com o Datafolha, ainda mostra que, no Nordeste, essa proporção é de 23%.
“Já a pesquisa ‘Como você investe o seu dindim?’ fará um levantamento qualitativo, de uma forma mais próxima e dinâmica, para complementar esses dados do Raio X e nos ajudar a entender de que forma a jornada do investidor pode melhorar e como ele pode atingir seus objetivos de forma mais rápida e satisfatória”, completa o executivo.
Billi ainda reforça que, no final do estudo, em 2023, os dados coletados serão usados para que a Anbima e seus associados possam avaliar se há produtos e serviços adequados às necessidades dos investidores e entender que tipos de ações e iniciativas podem ajudá-los a investir melhor.
Sobre a Anbima
A Anbima representa mais de 270 instituições de diversos segmentos. Dentre seus associados, estão bancos comerciais, múltiplos e de investimento, asset managements, corretoras, distribuidoras de valores mobiliários e consultores de investimento. Ao longo de sua história, a Associação construiu um modelo de atuação inovador, exercendo atividades de representação dos interesses do setor; de regulação e supervisão voluntária e privada de seus mercados; de distribuição de informações que contribuam para o crescimento sustentável dos mercados financeiro e de capitais; e de educação para profissionais de mercado, investidores e sociedade em geral.
DADOS DA 5ª EDIÇÃO DO RAIO X DO INVESTIDOR BRASILEIRO SOBRE A REGIÃO NORDESTE
- Na região Nordeste, 21% conseguiram economizar. As principais medidas adotadas por quem conseguiu economizar foram: diminuir gastos (8%), como deixar de sair, viajar ou ir em festas; evitar compras desnecessárias (5%), controlar despesas (4%) e guardar uma parte do salário todo mês (3%)
- Em produtos financeiros, a pesquisa mostrou que 23% das pessoas da região Nordeste investem. Os produtos mais usados por esses investidores foram poupança (19%), em linha com a população brasileira e praticamente unanimidade na região. Na sequência, ficaram moedas digitais ou criptoativos (2%) e compra e venda de imóveis (2%). Por outro lado, há ainda quem guarda dinheiro em casa ou no colchão: 1%, mesmo percentual dos investimentos em fundos, títulos públicos e privados
- Mas quando questionados sobre os produtos que mais conhecem, as pessoas da região Nordeste citaram espontaneamente a poupança (6%) e ações na bolsa (6%). Fundos de investimento, títulos públicos, títulos privados e moedas digitais ficaram com 3%, cada
- O principal destino dos investimentos das pessoas da região Nordeste é comprar um imóvel (34%), seguido de ter dinheiro guardado para emergência (16%) e investir em negócio próprio (11%). O percentual de pessoas que investem no setor imobiliário, inclusive, foi o mais alto de qualquer outra região do País
- Os investidores da região Nordeste consomem informação sobre investimentos falando principalmente com amigos e parentes (23%), seguido de conversas com o gerente do banco (18%) e aplicativos e sites de bancos ou corretoras de investimento (13%)
- Os principais canais de busca de informação sobre investimentos pelos investidores do Nordeste são YouTube (33%), Televisão (31%), Instagram (25%) e Whatsapp (22%)
- Na hora de investir, os nordestinos preferem ir pessoalmente ao banco (44%). Na sequência ficou aplicar via aplicativo das instituições financeiras (35%).