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Capa Economia

Vendas no varejo baiano recuam, diz IBGE

REDAÇÃO por REDAÇÃO
11/01/2023
em Economia, Economia Baiana
Tempo de Leitura: 3 minutos
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Vendas no varejo baiano  têm nova queda

Pela segundo mês consecutivo, a maior queda e o maior impacto negativo no resultado geral do varejo baiano vieram do segmento de tecidos, vestuário e calçados (Foto: Helena Pontes/Agência IBGE Notícias)

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As vendas do comércio varejista na Bahia tiveram variação negativa (-0,3%) em novembro passado  frente ao mês anterior (outubro), na série com ajuste sazonal. Foi o segundo recuo consecutivo nessa comparação (-0,4% entre setembro e outubro). O resultado das vendas do comércio baiano, porém, ficou acima do registrado no Brasil como um todo, onde houve queda de 0,6% na passagem de outubro para novembro, com retrações em 20 dos 27 estados. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), do IBGE.

Além disso, na comparação com o mesmo mês do ano anterior (novembro de 2021), as vendas do varejo no estado também apresentaram leve variação negativa (-0,1%). Foi o oitavo recuo consecutivo do indicador (cai desde abril/22). No Brasil como um todo, as vendas cresceram 1,5% em novembro 22/novembro 21, resultado positivo acompanhado por 19 das 27 unidades de Federação. Paraíba (32,2%), Amapá (14,9%) e Sergipe (8,9%) tiveram os maiores aumentos. Pernambuco (-3,2%), Rondônia (-3,0%) e Rio de Janeiro (-2,4%), as piores quedas.

Com a nova retração em novembro, as vendas do varejo baiano acumulam queda de 3,9% no ano de 2022, frente ao mesmo período de 2021. O indicador acumulado no ano se mantém negativo há 12 meses, desde dezembro de 2021, e seguiu como a segunda retração mais profunda dentre os estados, superior apenas à registrada em Pernambuco (-4,4%).

No Brasil como um todo, o varejo sustenta alta de 1,1% no acumulado no ano de 2022 (jan-nov), com resultados positivos em 20 das 27 unidades da Federação.

No acumulado nos 12 meses encerrados em novembro (frente aos 12 meses anteriores), o varejo baiano também continuou em queda (-4,9%), com o segundo pior resultado do país, à frente apenas de Pernambuco (-5,2%). No Brasil como um todo, o comércio apresenta variação positiva no volume de vendas nesse acumulado (0,6%), com altas em 18 dos 27 estados.

Vestuário 

Em novembro de 2022, o leve recuo geral das vendas do comércio na Bahia
(-0,1%), frente ao mesmo mês do ano passado, foi concentrado em três das oito atividades do varejo restrito – que exclui automóveis e material de construção. Pela segundo mês consecutivo, a maior queda e o maior impacto negativo no resultado geral do varejo baiano vieram do segmento de tecidos, vestuário e calçados (-17,9%), cujas vendas mostraram o quinto recuo consecutivo.

Em seguida vieram os outros artigos de uso pessoal e doméstico (-13,6%), cujas vendas caem seguidamente desde abril/22. Esse segmento reúne lojas de departamento e grandes varejistas on-line.

Já as vendas de livros, jornais, revistas e papelaria (-0,7%) voltaram a cair em novembro, após resultado positivo em outubro (1,0%).

Por outro lado, entre as cinco atividades com vendas em alta na Bahia, em novembro, os combustíveis e lubrificantes (19,0%) foram, pelo quarto mês consecutivo, a principal influência no sentido de conter a queda geral do setor, tendo também o maior aumento, em termos de magnitude da taxa.

A 2ª principal influência para segurar a queda geral no varejo baiano no mês veio de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (8,6%), que teve o seu 30º crescimento consecutivo, avançando seguidamente desde junho de 2020.

Após 16 meses consecutivos em queda (desde julho de 2021), as vendas de móveis e eletrodomésticos voltaram avançar (0,5%) na Bahia, em novembro.

Varejo ampliado 

Em novembro, o volume de vendas do comércio varejista ampliado baiano voltou a apresentar leve variação positiva frente ao mês anterior (0,1%), na série livre de influências sazonais, após cinco meses entre quedas e estabilidade.

O desempenho da Bahia ficou acima do nacional (-0,6%) e foi o 12º melhor resultado do país, onde 13 das 27 unidades da Federação registraram altas.

Frente a novembro do ano passado, porém, as vendas do varejo ampliado na Bahia recuaram (-9,7%), com o segundo pior resultado do país, acima apenas do verificado em Pernambuco (-14,9%). No Brasil como um todo, também houve variação negativa de 1,4% nessa comparação, com 12 dos 27 estados em queda.

O varejo ampliado engloba, além do varejo restrito, as vendas de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, para as quais não se consegue separar claramente o que é varejo do que é atacado.

Em novembro, pela sexta vez consecutiva (isso ocorre desde junho), ambas as atividades recuaram frente ao mesmo mês do ano anterior, na Bahia. As vendas de veículos caíram 29,9%, mostrando o oitavo resultado negativo seguido. Já as de material de construção tiveram retração de 9,8%, a sexta consecutiva.

O desempenho das vendas do varejo ampliado baiano também segue negativo no acumulado no ano de 2022 (-6,7%) e nos 12 meses encerrados em novembro (-6,5%). Em ambos os casos, são o 2º pior resultado do país, à frente apenas de Pernambuco, e as taxas estão abaixo das verificadas no Brasil como um todo (-0,6% e -0,8%, respectivamente).

Tags: BahiacomércioIBGEvarejo
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