Empresas industriais baianas têm até 12 de fevereiro para inscrever projetos no segundo ciclo da Chamada Baiana de Inovação Industrial, um programa de fomento desenvolvido numa parceria entre FIEB, SENAI CIMATEC, Sebrae Bahia e EMBRAPII, para estimular a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico de projetos submetidos por Micro, Pequenas e Médias Empresas industriais baianas (MPMEs).
A iniciativa tem o objetivo de gerar soluções inovadoras com o potencial de promover o aumento da competitividade e produtividade da cadeia industrial do estado. Os projetos terão apoio financeiro não reembolsável de até 90% do orçamento dos projetos. Os recursos alocados destinam-se à fase de desenvolvimento tecnológico dos projetos, sob forma de cooperação com o SENAI CIMATEC.
Resultados recentes
O primeiro ciclo da Chamada Baiana de Inovação Industrial, que se encerrou em agosto de 2022, recebeu 77 propostas de empresas baianas. Destas, 20 propostas foram selecionadas para detalhamento. Atualmente, 17 estão em fase avançada de contratação ou já iniciaram a execução das suas atividades. “É um modelo simplificado, com baixo esforço para os empresários, que precisam se concentrar em suas atividades finais de produção e comercialização”, ressalta Leone Andrade, Diretor de Tecnologia e Inovação do SENAI CIMATEC.
Os projetos selecionados no primeiro ciclo da Chamada envolvem soluções para diversos setores industriais. Em comum, todas estão sendo desenvolvidas com foco no mercado onde futuramente estarão acessando. “Os projetos são desenvolvidos até um nível de maturidade que consegue demonstrar a viabilidade tecnológica das inovações propostas. Ainda que existam etapas futuras para que os produtos e processos estejam aptos a serem comercializados, o SENAI CIMATEC se colocará ao lado dos empresários para orientar e apoiar todas os esforços que venham a ser necessários”, ressalta Leone.
Contexto
O ecossistema industrial da Bahia é formado por cerca de 17 mil empresas. A maioria (98,5%) se enquadra no perfil de MPME: 72,5% são microempresas, 21% são pequenas empresas e empresas de médio porte somam 5% do total. Os dados são da Confederação Nacional da Indústria (CNI), num levantamento que mostra ainda uma baixa adequação dessas empresas – apenas 1,8% – às novas tecnologias embarcadas no conceito de Indústria 4.0.
A digitalização e automação das atividades industriais, com integração de diferentes tecnologias, como inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação em nuvem, promovem uma alta competitividade às empresas, uma vez que otimiza e melhora a performance dos processos, reduzir tempo e desperdícios de dinheiro e material e, consequentemente, geram aumento de produtividade e lucro.
Quem pode se inscrever
Podem inscrever propostas, empresas de micro, pequeno e médio porte, desde que estejam regularizadas e tenham CNPJ da Bahia. A participação pode ser individual ou em associação com outros grupos econômicos do estado ou, inclusive, de outras regiões do país. Além disso, as empresas devem possuir o CNAE industrial, conforme condições previstas no Manual de Operações da EMBRAPII. Microempreendedores Individuais (MEIs) e empreendimentos que não possuem CNPJ na Bahia não estão contemplados no programa.
Apoio Financeiro
Os projetos submetidos para o segundo ciclo da 1ª Chamada Baiana de Inovação Industrial terão apoio financeiro da EMBRAPII, através de recursos não reembolsáveis, para aplicação na fase de desenvolvimento dos projetos.
Para propostas submetidas por indústrias de micro, pequeno e médio portes serão disponibilizados R$ 2,5 milhões. As empresas proponentes deverão aportar, no mínimo, 10% do valor recebido como contrapartida.
O SENAI CIMATEC aportará 5% do valor total, em contrapartida econômica, e até 85% dos recursos financeiros necessários, viabilizados por meio de seu credenciamento como Unidade EMBRAPII. “Não haverá repasse financeiro direto para as empresas proponentes e a gestão dos recursos financeiros aprovados caberá ao SENAI CIMATEC, coexecutor do projeto. Isso permite que as empresas foquem nas suas atividades finalísticas e contem com a experiência do CIMATEC para viabilizar suas tecnologias”, declara Flavio Marinho, Gerente Executivo do SENAI CIMATEC.
O SENAI CIMATEC é credenciado pela EMBRAPII com um programa avançado de suporte tecnológico às empresas industriais, com desenvolvimento de projetos nos setores de automação industrial, robótica e otimização de processos industriais.
Inscrições
Para fazer o download da 2ª Chamada Baiana de Inovação Industrial e submeter as propostas, as empresas devem acessar este link: https://www.senaicimatec.com.br/jornada
SENAI CIMATEC
Um dos mais avançados centros de tecnologia e inovação do Brasil, especializado em desenvolver pesquisas e soluções para a indústria. Com sede em Salvador e um time de mais de 900 pessoas, a instituição, sem fins lucrativos, integra Centros Tecnológico, Universitário e de Educação Profissional. Possui 44 áreas de competência, entre elas, Robótica e Automação, Energia e Sustentabilidade, Saúde, Alimentos, Software e Supercomputação.
Fundado em 2002, O SENAI CIMATEC desenvolve projetos de impacto nacional e internacional, como o primeiro robô submarino autônomo do mundo para inspeções de óleo e gás em águas profundas e a primeira vacina brasileira contra a Covid-19 com tecnologia replicon de RNA. Em 2019, foi inaugurado o SENAI CIMATEC Park, complexo de inovação que reúne os conceitos de parques industrial, tecnológico e de negócios, em uma área de 4 milhões de m², no Polo Industrial de Camaçari.