O Grupo Mateus, uma das maiores varejistas do setor alimentício do País e maior do Norte e Nordeste, divulgou recentemente seu balanço referente ao 1T24. No período, a empresa apresentou uma boa performance em suas operações, com um crescimento significativo nas vendas das lojas abertas há mais de 13 meses, atingindo um SSS de 9,6%. Em meio aos desafios tributários enfrentados, como o aumento de impostos ligados à subvenção e do ICMS em alguns estados, o grupo conseguiu manter seu lucro estável em relação ao ano anterior. Com um aumento de 27,3% na receita bruta total, atingindo R$8,4 bilhões no 1T24, o Grupo Mateus demonstrou uma evolução consistente, impulsionada pela abertura de 23 novas lojas nos últimos 12 meses e pelo bom desempenho dos pontos já existentes, que registraram um incremento de 9,6%. O EBitda (pós IFRS16) aumentou 24,1% em relação ao mesmo período do ano anterior e atingiu R$ 510 milhões, resultado do crescimento de vendas e do avanço da margem bruta. O 1T24 também teve seus desafios, como as recentes mudanças tributárias no Brasil. Para mitigar esses efeitos, a empresa adotou medidas como a distribuição de juros sobre capital próprio e a compensação de prejuízo fiscal acumulado. Com isso, o lucro líquido do primeiro trimestre de 2024 atingiu R$ 240,4 milhões, um aumento de 0,3% em comparação ao ano anterior.
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