Um trecho descontínuo de 38 quilômetros da BR-242/BA, entre os municípios de Luís Eduardo Magalhães e Barreiras, no Oeste da Bahia, foi totalmente revitalizado. As obras de melhorias realizadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) teve um investimento aproximado de R$6,7 milhões. As intervenções de manutenção/conservação executadas entre o km 867,54 e o km 887,58 e do km 907,59 ao km 925,71 trarão melhor fluidez ao tráfego e mais segurança aos usuários da rodovia.
No segmento entre o km 867,54 e o km 887,58 foi realizada a revitalização da pista com a aplicação de microrrevestimento asfáltico, implantação de nova sinalização horizontal, limpeza e roçada. Já do km 907,59 ao km 925,71 a sinalização horizontal foi totalmente revitalizada.
Os serviços no pavimento da rodovia visam ampliar a vida útil das faixas de rolamento, já que eliminam fissuras e impedem a perda de materiais da camada asfáltica existente.
Logística
A BR-242 atravessa a Chapada Diamantina e o Oeste da Bahia, passando com importantes rodovias como a BR-020, a BR-101 e a BR-116. Na Bahia ela é a principal via de acesso à região ecoturística da Chapada Diamantina. A BR-242/BA também é uma rota fundamental de escoamento de grãos do Oeste baiano, principal produtor do estado, para o Porto de Aratu, localizado na Baía de Todos os Santos, em Candeias.
Essencial para o desenvolvimento econômico de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, a BR-242/BA conecta a região aos principais portos e mercados do país, facilitando o transporte de grãos como soja, milho e algodão, além de insumos agrícolas, o que impulsiona a produtividade e competitividade do setor.
Além disso, a BR-242 atrai investimentos em infraestrutura, como armazéns e centros de distribuição, que ajudam a fortalecer a economia local.
Também promove a integração regional, melhorando a mobilidade entre Barreiras, Luís Eduardo Magalhães e outras cidades do entorno, facilitando o acesso a serviços e impulsionando o comércio e o turismo.
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