Criado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o INOVATEC é um programa que apoia empresas e instituições públicas, ampliando investimentos em setores estratégicos e fortalecendo os Territórios de Identidade da Bahia. A iniciativa fomenta a inovação, a tecnologia e a competitividade empresarial, estimulando o desenvolvimento econômico em diferentes regiões do estado.
O Conselho Deliberativo do programa se reuniu nesta quarta-feira (27), sob a presidência do secretário Marcius Gomes, para definir encaminhamentos e alinhar estratégias. Durante o encontro, foi aprovada a homologação do primeiro edital do programa, previsto para ser lançado em setembro, com foco em soluções tecnológicas para logística e mobilidade de catadores de materiais recicláveis.
Criado em 2005 e regulamentado em 2007, o INOVATEC é um dos instrumentos de fomento à inovação tecnológica do Estado que opera fora da estrutura da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb). O programa funciona em duas modalidades: fluxo contínuo, que recebe propostas ao longo do ano, e editais temáticos, voltados para áreas específicas consideradas prioritárias.
Na reunião, também foram discutidas a reestruturação da iniciativa e a atualização da lei que regulamenta o programa, atualmente em tramitação no Governo do Estado. O secretário Marcius Gomes ressaltou a importância da retomada do INOVATEC nos últimos dois anos e do direcionamento dos investimentos para agendas estratégicas. “Temos uma capacidade de investimento que aponta algumas prioridades na política de CT&I. O apoio às cooperativas de recicláveis, por exemplo, além de gerar renda e desenvolvimento econômico, também promove inovação tecnológica”, afirmou.
Os recursos disponibilizados pelo programa podem ser aplicados, no caso das empresas, na aquisição de equipamentos para o desenvolvimento de soluções tecnológicas. Já para instituições públicas, os investimentos podem ser destinados à compra de equipamentos permanentes, infraestrutura e laboratórios. Os documentos para solicitação de recursos estão disponíveis no site www.ba.gov.br/secti
.
O encontro contou ainda com a participação dos conselheiros Elisa Requião (SDE), Antonio Felix (Sefaz), Handerson Leite (Fapesb) e Jorge Sande (Desenbahia), além do convidado José Augusto de Castro Tosato (Casa Civil), que acompanharam as discussões sobre os próximos passos do INOVATEC.