A Petrobras anunciou um investimento de R$ 2,6 bilhões na Bahia, voltado à retomada do setor naval e à reativação da Fábrica de Fertilizantes (Fafen) no estado. O anúncio foi feito na quarta-feira (8) pela presidente da companhia, Magda Chambriard, durante coletiva de imprensa que antecedeu a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Estaleiro Enseada, em Maragogipe.
A maior parte dos recursos será aplicada na construção de seis navios de apoio no Estaleiro Enseada, contratado em setembro. Outros R$ 38 milhões serão destinados à manutenção das fábricas de fertilizantes nitrogenados da Bahia e de Sergipe.
Durante o evento em Maragogipe, também será assinado um protocolo de intenções para estudos sobre o uso do canteiro de obras de São Roque do Paraguaçu como área de acostamento para plataformas da Petrobras em descomissionamento.
A retomada dos investimentos marca a reativação de estruturas industriais que estavam paralisadas há anos e reforça a estratégia da estatal de fortalecer a indústria nacional e ampliar a produção de insumos estratégicos, como ureia e Arla.