Em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE), publicada nesta sexta-feira (26), o governador Jerônimo Rodrigues decretou luto oficial de três dias pela morte de Mãe Carmen, Ialorixá do tradicional Terreiro do Gantois, em Salvador. Filha mais nova de Mãe Menininha do Gantois, Carmen Oliveira da Silva tinha 98 anos e morreu nas primeiras horas desta sexta-feira, após um período de internação para tratar uma forte gripe.
Em suas redes sociais, o governador manifestou pesar e solidariedade aos familiares, amigos, filhas e filhos de santo e toda a comunidade religiosa. “Sua condução do Terreiro do Gantois, um dos mais tradicionais do nosso estado, representa um pilar para o fortalecimento das religiosidades de matriz africana”, destacou Jerônimo.
A morte de Mãe Carmen, ialorixá que há mais de 20 anos comandava o Ilé Ìyá Omi Àṣẹ Ìyámase (Terreiro do Gantois), no bairro da Federação, em Salvador, na madrugada desta sexta-feira (26), foi lamentada pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA). Iniciada no candomblé aos sete anos de idade, a líder religiosa completaria 99 anos, na próxima segunda-feira(29).
O trabalho da ialorixá, com destaque para acessibilidade às referências da religiosidade de matriz africana, combate à intolerância e ações sociais, serviu de inspiração para o projeto Agô Bahia, desenvolvido pela Setur-BA. Ele atua na valorização das tradições dos terreiros e promoção do afroturismo baiano, além da estruturação de roteiros do segmento e obras de melhorias em templos sagrados, entre eles, o do Gantois.
“Tivemos aconselhamentos de Mãe Carmen, com toda a sua sabedoria, na elaboração do Agô Bahia, em uma parceria que dignifica o projeto. Agora, o legado dela servirá de inspiração para novas ações que iremos desenvolver, pelo fortalecimento das religiões de matriz africana e incremento do afroturismo. A ialorixá entra para a galeria sagrada das matriarcas do candomblé”, declarou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
Carmen Oliveira da Silva, conhecida como Mãe Carmen de Oxaguian, era a filha mais nova de Maria Escolástica da Conceição Nazaré, a Mãe Menininha, que também foi ialorixá do Terreiro do Gantois, um dos mais famosos do Brasil. O casa religiosa é uma das atrações de Salvador, que todos os anos recebe a visita de muitos turistas nacionais e estrangeiros.
Fonte: Ascom/Setur-BA
Leia mais:
Agrodan se consolida como maior produtora e exportadora de manga do Brasil.























