No dia 5 de julho acontece a audiência pública para dar continuidade ao processo de contratação da empresa que fará a lavra na Mina do Engenho, no município de Caetité. A área, que pertence à Indústrias Nucleares do Brasil (INB), tem previsão de produzir cerca de 260 toneladas de concentrado de urânio – o yellowcake – por ano. O evento é uma etapa em cumprimento do Art. 39 da Lei de Licitações 8666/93 com objetivo de prestar esclarecimento sobre a contratação da futura prestadora de serviços à população local.
A audiência ocorrerá no Auditório da Casa Anísio Teixeira, na Praça da Catedral, 51, em Caetité, às 18 horas.
Operação prorrogada
A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) prorrogou por um período de 24 meses a Autorização para Operação Permanente (AOP) da Unidade de Concentrado de Urânio (URA), em Caetité.
A AOP da INB Caetité foi concedida pela Portaria CNEN Nº 68, em setembro de 2009, e vem sendo renovada regularmente, sempre após a INB comprovar ao órgão licenciador o cumprimento das condicionantes impostas para a manutenção da autorização. O processo conta, entre outros itens, com inspeções da CNEN na unidade e a análise de relatórios de segurança física, monitoramento e radioproteção.
Em Caetité, são realizadas as duas primeiras etapas do ciclo do combustível nuclear: a mineração e o beneficiamento do minério, resultando no concentrado de urânio, mais conhecido como yellowcake. Atualmente, está em curso a implantação da mina do Engenho. Estão sendo realizadas obras de infraestrutura e atividades para atendimento e obtenção das licenças necessárias para o empreendimento, que está na etapa de decapeamento (remoção da camada de solo acima da rocha que contém o minério a ser extraído). A próxima fase do processo é a obtenção da licença para a lavra.