A Bahia fechou o último mês de agosto com 524.401 domicílios com acesso ao serviço de TV por assinatura. Houve uma perda de 1.707 contratos em comparação com o mês imediatamente anterior (julho de 2019), de acordo com dados divulgados na manhã desta quarta-feira (2) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Em média, só em agosto, o setor perdeu 57 clientes por dia em todo o estado.
Em relação a agosto do ano passado, o segmento de TV paga registrou a perda de 35.702 contratos na Bahia. Os dados mostram ainda que o mercado no estado atingiu, em agosto passado, a sua menor base de clientes desde junho de 2012 (515.492). Em Salvador, o setor conta hoje com 202.249 clientes – 3.853 a menos em relação a julho.
A queda de usuários de TV paga se deve a uma mudança no perfil dos telespectadores, que estão optando por provedores de filmes e séries via streaming, como Netflix e Amazon, que oferecem um custo menor aos usuários. Além disso, a setor tem penado com a pirataria.
Brasil
Em agosto de 2019, o Brasil somou 16.346.446 domicílios com acesso ao serviço de TV por Assinatura. Houve uma perda de 1.505.120 contratos (-8,43%), em comparação ao mesmo mês do ano passado (agosto de 2018).
Quase a metade dos domicílios recebeu o serviço de TV paga pelo grupo Claro (NET), que registrou 8.071.921 contratos (49,38% do mercado). Em segundo lugar ficou a Sky, com 4.890.307 contratos (29,9 %), seguida pela Oi, com 1.555.956 contratos (9,51%), e pela Vivo, com 1.408.520 contratos (8,61% do mercado).
Todas prestadoras apresentaram queda no número de clientes (em agosto de 2019 em relação ao mesmo mês do ano passado). A Claro (NET) teve redução de 9,23% (menos 820.627 clientes) e a Sky diminuiu 6,18% (menos 322.085 clientes).
Entre os estados, São Paulo teve o maior número de clientes, com 6.073.510 contratos, enquanto Roraima tinha o menor número de assinaturas, com 15.762 contratos de TV paga no mês de agosto.
Os números do serviço de TV por assinatura estão nas planilhas disponibilizadas pela Agência.