Catorze funcionários da fábrica da BYD – que está sendo construída no Polo Industrial de Camaçari – embarcam dentro de algumas semanas para a cidade Shenzhen, na China, onde fica a sede da montadora. Durante os três meses de intercâmbio, a equipe passará por uma série de treinamentos teóricos e práticos e vai conhecer, de perto, o funcionamento de toda a cadeia de produção de veículos elétricos – do projeto até a montagem final de um carro – desenvolvida pela matriz da empresa. “Eles estão indo para levar um pouco de conhecimento do que é a Bahia, de como é o nosso sistema de trabalho, a legislação, conhecer o que a China faz. A ideia é que eles tragam este conhecimento para cá, trabalhem com outras pessoas aqui, sendo multiplicadores”, diz Alexandre Barbosa, diretor técnico da BYD Auto Camaçari.
O executivo conta que os treinamentos vão possibilitar a troca de conhecimento entre as equipes e processos. “Vamos construir aqui na Bahia o que há de mais moderno em tecnologia automotiva, tendo a nossa matriz na China como espelho”, afirma ele, para acrescentar: “A expertise da fábrica neste momento, nesse início, é deles [os chineses]. Como vai fazer a fábrica, qual é o planejamento. Eles estão trazendo a experiência deles para ajudar o time brasileiro. É uma troca. Tem que ter essa troca de experiência, de norrau, de inteligência dos dois lados”.
A equipe com 14 profissionais é formada por 12 baianos, um piauiense e um paulista. São especialistas, engenheiros e líderes das áreas de qualidade, processos, planejamento, logística e armazenamento. Parte da turma foi contratada no início do ano ( um engenheiro já era de outra empresa do grupo) junto com outras quase 400 pessoas – a maioria formada por baianos. Há ainda 100 pessoas só na desmobilização da Ford.
No grupo que irá para Shenzhen – a quase 17 mil Km de Salvador, numa viagem que dura mais de um dia – está a engenheira Sheina Tura. Baiana de Irecê e graduada em Engenharia Mecânica pela Unifacs, Sheina, 34 anos, atua na área de qualidade há oito anos. Trabalhou no departamento de qualidade da Ford de Camaçari por seis anos, tem experiência na indústria moveleira, e agora está de volta à indústria automotiva.
“O fechamento da Ford foi algo inesperado para todo o time. Tivemos que nos adaptar, isso se tornou a nossa realidade. Tivemos que criar oportunidade para se manter no mercado, e ficamos torcendo para que outra montadora ocupasse esse lugar e trouxesse de novo alegria, esperança e oportunidades para nós baianos e para profissionais de outros estados”, disse.
Ele diz que tem um vínculo muito forte com a indústria automotiva. “Decidir fazer Engenharia Mecânica pensando no automobilismo, sempre tive afinidade com isso”, frisa. Ela conta que sua família tem uma “conexão” bastante forte com o setor – tem tios mecânicos e o pai foi tratorista. “Meu pai já gostava de observar os carros, olhar os detalhes. Quando eu era criança até tentei construir um carro. Sou apaixonada por isso, então, para mim, foi com muita alegria quando recebi essa oportunidade na BYD”, lembra Sheina, que foi contratada há três meses.
Neste pouco tempo atuando na empresa, Sheina diz que já deu pra conhecer um pouco da cultura chinesa. “Os chineses são muito calorosos, isso é bastante interessante. Há muito acolhimento, eles são cuidadosos conosco, desde o início, são bem receptivos, alegres, curiosos e abertos em conhecer nossa cultura. Então essa alegria é mútua”, afirma.
Diagnóstico das peças
Na BYD Auto Camaçari, Sheina será uma das responsáveis pela análise de diagnóstico das peças que compõem o carro para prevenir problemas ou gerar ações corretivas, quando necessárias. Durante o treinamento em Shenzhen, a engenheira vai conhecer os detalhes das peças e equipamentos e a origem de toda a produção.
“Conhecer o produto BYD num alto nível de detalhe vai ajudar a entender o processo e chegar na raiz de um possível problema, antes mesmo que ele aconteça”, diz Sheina. “Estou muito ansiosa, feliz com esta oportunidade. Nunca imaginei ter essa oportunidade de conhecer a China e um lugar tão tecnológico como Shenzhen. Vou conhecer de forma prática como funciona os processos, a estrutura, onde nasce tudo. Vai ser bastante rico para poder conseguir performar da melhor forma possível tecnicamente. Entender como funciona na prática tudo, transmitir para os demais e exercer com excelência minha funcção”.
A fábrica
Maior fabricante de carros elétricos do mundo, a BYD está montando em Camaçari a sua maior fábrica fora da Ásia. A unidade vai ocupar uma área de quase 5 milhões de metros quadrados. Na primeira fase de obras, serão 26 novas instalações entre galpões de produção, pista de testes e outras estruturas. Os investimentos são da ordem de R$5,5 bilhões.
Segundo Alexandre Barbosa, diretor técnico da BYD Auto Camaçari, a produção completa dos carros na Bahia deve começar em janeiro de 2025 e terá capacidade instalada de 150 mil veículos por ano na primeira fase de implantação, podendo chegar a 300 mil veículos na segunda fase. A previsão é gerar 10 mil postos de trabalho – entre empregos diretos e indiretos.
“A questão do meio ambiente, o conceito de carro verde, de energia limpa, é fundamental para a gente. A BYD tem uma meta global de contribuir para a redução da temperatura no Planeta. Então tudo isso é importante, nosso objetivo é realmente ganhar mercado, ter carros de qualidade. Andar nos carros da BYD é uma experiência muito boa”, finalizou.
A BYD está com mais de 100 oportunidades de emprego para contratação permanente. As vagas podem ser consultadas aqui: https://bydbrasil.gupy.io/
Leia também: Dólar fecha a R$5,43 na véspera da decisão sobre a taxa básica de juros