Tatiany Carvalho*
Muitas vezes sinto-me esgotada depois de desligar o computador após mais de dez horas de trabalho. Quando eu tinha um crachá, raramente acontecia de passar tantas horas online para dar conta da agenda do dia. Mas, naquela época, há mais de 20 anos, eu usava a internet apenas para fazer pesquisas online, responder e-mails e consultar sites de notícias quando era repórter de um jornal diário. Novos tempos e desafios. O meu cenário atual de trabalho é o da consultora de comunicação que não sobrevive sem a tecnologia para o atendimento e prestação de serviços aos meus clientes.
Mais do que conversas por WhatsApp, uma consultora de comunicação que atua no digital precisa saber utilizar ferramentas que, no meu caso, vão de construção de site, disparo automático de e-mails, gestão de ferramentas de pagamento, gestão de comunidades online, facilitação de reuniões em plataformas como Google Meeting ou Zoom, criação de aplicações por formulários, ufa…. há muitas outras frentes que não vou citar para não te deixar entediado.
Eu diria que esta é a parte mais “dura” do trabalho. Você vai precisar empregar boas horas de seu precioso tempo para rodar sozinha sua consultoria digital ou, se preferir e puder – o que não é o meu caso – pode contratar um profissional ou uma empresa que assuma esta força-tarefa.
Mas, tem a parte boa de tudo isso, é claro. E os benefícios são imensuráveis. Se você gosta muito de estudar, de aprimorar seus conhecimentos e quer colocá-los a serviço do desenvolvimento profissional de outras pessoas, bingo. A consultoria vai fazer seu coração transbordar. Neste momento de minha vida, não há recompensa profissional melhor do que servir de guia para empreendedores e profissionais liberais que querem se conectar comigo para desenvolver suas competências e carreiras.
É uma troca onde a gente ensina e aprende de forma generosa. Isso sem falar no ambiente que geralmente é cordial e respeitoso – nem todo trabalho tem isso, sabemos.
Para o seu 2025, te desejo menos horas de reuniões e mais tempo para consultorias. Apesar de parecer tudo igual, a diferença é enorme. Quer saber por quê? Neste formato, você só entra “no jogo” se assumir a corresponsabilidade de dar o seu melhor para que os resultados aconteçam. Caso contrário, vai perder seu tempo e ainda vai doer no seu bolso.
Planner da Semana
- Restam poucas vagas para o festivalScreamSalvador 2024, considerado o ponto de encontro para líderes, empresários e mentes criativas do mercado publicitário. Os painéis vão acontecerno dia 04 de dezembro, no Doca 1, Comércio. As inscrições são gratuitas. Mais informações no perfil do evento no Instagram.
- A Oficina de Branding Pessoal para Escritores foi lançada pela Frente & Verso Comunicação na semana passada. Eu sou uma das facilitadoras da imersão, ao lado de minha sócia na agência, Fernanda Carvalho. Vamos falar sobre a criação de posicionamento de marca para os profissionais da literatura. As inscrições seguem abertas até o preenchimento das vagas. O evento será presencial, no dia 12 de dezembro, das 14h às 18h. Acesse o site da capacitação para saber os detalhes da programação.
(*) Jornalista e consultora de comunicação. Fala sobre #branding #inovacao #comunicacaodigital #marcas.
E-mail: tatiany@frenteeverso.com
Instagram: @eutatianycarvalho
Talvez seja o maior desafio para uma marca ser capaz de furar uma bolha, ultrapassar as barreiras do local.