Por Tatiany Carvalho*
Um bom estrategista de marcas precisa ter histórias de erros e acertos em sua bagagem. Somente com a somatória das experiências profissional e pessoal, lastreada por cursos formativos na área da Comunicação, consegue-se gerenciar uma teia complexa de signos que permeiam o universo simbólico das marcas que se expressam de forma autêntica e autoral.
Muitas vezes, o cliente que busca por uma consultoria de branding precisa de uma guiança para entender como ocupar um lugar relevante na mente do consumidor. Afinal, há muitos competidores em sua mesma área. Como se diferenciar? O cliente sabe o que faz, conhece bem seu processo produtivo, mas não sabe como construir sua identidade de marca.
E é justamente no meio desta crise existencial que o consultor é chamado a atuar. E, não vou negar, precisamos investigar a vida profissional (e pessoal) de nossos clientes para entender qual o melhor caminho a seguir na difícil tarefa de construção de sua marca, seja ela pessoal ou corporativa.
O primeiro grande desafio nessa teia de significados é saber qual o propósito do criador e suas referências. Esse é o ponto de partida para se erguer os alicerces que vão sustentar as histórias, os diferenciais, os serviços e universo simbólico criado em torno das marcas.
Muitas vezes, o cliente que busca por uma consultoria de branding precisa de uma guiança para entender como ocupar um lugar relevante na mente do consumidor
A etapa inicial de diagnóstico é extremamente importante: precisamos compreender quem é o profissional, suas motivações, crenças e visão de futuro. Vamos analisar o mercado – com suas potencialidades e fragilidades para o desenvolvimento daquela marca. Vamos entender seu comportamento mercadológico – agressivo ou conservador – e qual sua capacidade de investimento. Sim, um ponto difícil da conversa porque muitas vezes o empreendedor não possui cultura de investimento em comunicação – o que precisará ser corrigido, fato…
Se você está interessado em criar uma nova marca, fazer um refresh, um rebranding ou reposicionamento de marca, eu te tranquilizo: para qualquer um desses serviços, precisaremos de muitas conversas, regadas a um bom café – de preferência.
Antes de finalizar, quero fazer um alerta: a pressa não combina com o trabalho de branding. E, permita-me citar o ditado popular de autor desconhecido: “Por mais longa que seja a caminhada, o mais importante é dar o primeiro passo”.
Você concorda?
Planner da Semana
- Ao completar 69 anos, a rede GBarbosa fomenta a experiência do cliente no ponto de venda. Na unidade Costa Azul, em Salvador, o consumidor se depara com um portal em LED trazendo informação em movimento da promoção de aniversário que já está no ar, bem como os prêmios que serão sorteados:quatro motos, dois carros e um caminhão de prêmios. Para concorrer, a rede informa que basta baixar ou atualizar o APP GBarbosa, dar o aceite no regulamento e realizar compras a partir de R$ 50 contendo ao menos um produto participante para gerar números da sorte, sendo que os clientes Cartão GBarbosa ainda ganham números da sorte em dobro. Até o dia 31 de março.
- Você notou o “efeito surpresa” na campanha de inauguração da segunda unidade na Bahia do Grupo Ferreira Costa? Será nesta semana, asseguram, mas o dia ainda não foi anunciado. Em coletiva de imprensa, comunicaram todas as informações relevantes para conquistar boas matérias na mídia – e conseguiram uma ampla repercussão -, mas não divulgaram a data. Por que será?
(*) Sou jornalista e consultora de comunicação. Falo sobre #branding #inovacao #comunicacaodigital #marcas.
E-mail: tatiany@frenteeverso.com
Instagram/@eutatianycarvalho