BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Colunistas

A difícil missão de construir marcas

REDAÇÃO por REDAÇÃO
21/03/2024
em Colunistas
Tempo de Leitura: 3 minutos
A A
0
Share on FacebookShare on Twitter

Por Tatiany Carvalho*

Tatiany CarvalhoUm bom estrategista de marcas precisa ter histórias de erros e acertos em sua bagagem. Somente com a somatória das experiências profissional e pessoal, lastreada por cursos formativos na área da Comunicação, consegue-se gerenciar uma teia complexa de signos que permeiam o universo simbólico das marcas que se expressam de forma autêntica e autoral.

Muitas vezes, o cliente que busca por uma consultoria de branding precisa de uma guiança para entender como ocupar um lugar relevante na mente do consumidor. Afinal, há muitos competidores em sua mesma área. Como se diferenciar? O cliente sabe o que faz, conhece bem seu processo produtivo, mas não sabe como construir sua identidade de marca.

E é justamente no meio desta crise existencial que o consultor é chamado a atuar. E, não vou negar, precisamos investigar a vida profissional (e pessoal) de nossos clientes para entender qual o melhor caminho a seguir na difícil tarefa de construção de sua marca, seja ela pessoal ou corporativa.

O primeiro grande desafio nessa teia de significados é saber qual o propósito do criador e suas referências. Esse é o ponto de partida para se erguer os alicerces que vão sustentar as histórias, os diferenciais, os serviços e universo simbólico criado em torno das marcas.

Muitas vezes, o cliente que busca por uma consultoria de branding precisa de uma guiança para entender como ocupar um lugar relevante na mente do consumidor

A etapa inicial de diagnóstico é extremamente importante: precisamos compreender quem é o profissional, suas motivações, crenças e visão de futuro. Vamos analisar o mercado – com suas potencialidades e fragilidades para o desenvolvimento daquela marca. Vamos entender seu comportamento mercadológico – agressivo ou conservador – e qual sua capacidade de investimento. Sim, um ponto difícil da conversa porque muitas vezes o empreendedor não possui cultura de investimento em comunicação – o que precisará ser corrigido, fato…

Se você está interessado em criar uma nova marca, fazer um refresh, um rebranding ou reposicionamento de marca, eu te tranquilizo: para qualquer um desses serviços, precisaremos de muitas conversas, regadas a um bom café – de preferência.

Antes de finalizar, quero fazer um alerta: a pressa não combina com o trabalho de branding. E, permita-me citar o ditado popular de autor desconhecido: “Por mais longa que seja a caminhada, o mais importante é dar o primeiro passo”.

Você concorda?

Planner da Semana

  • Ao completar 69 anos, a rede GBarbosa fomenta a experiência do cliente no ponto de venda. Na unidade Costa Azul, em Salvador, o consumidor se depara com um portal em LED trazendo informação em movimento da promoção de aniversário que já está no ar, bem como os prêmios que serão sorteados:quatro motos, dois carros e um caminhão de prêmios. Para concorrer, a rede informa que basta baixar ou atualizar o APP GBarbosa, dar o aceite no regulamento e realizar compras a partir de R$ 50 contendo ao menos um produto participante para gerar números da sorte, sendo que os clientes Cartão GBarbosa ainda ganham números da sorte em dobro. Até o dia 31 de março.
  • Você notou o “efeito surpresa” na campanha de inauguração da segunda unidade na Bahia do Grupo Ferreira Costa? Será nesta semana, asseguram, mas o dia ainda não foi anunciado. Em coletiva de imprensa, comunicaram todas as informações relevantes para conquistar boas matérias na mídia – e conseguiram uma ampla repercussão -, mas não divulgaram a data. Por que será?

(*) Sou jornalista e consultora de comunicação. Falo sobre #branding #inovacao #comunicacaodigital #marcas.

E-mail: tatiany@frenteeverso.com

Instagram/@eutatianycarvalho

Tags: Ferreira CostaGBarbosaTatiany Carvalho
Artigo Anterior

CNBC no Brasil anuncia canal para contratações

Próximo Artigo

Mercado fonográfico brasileiro fatura R$2,9 bi

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Jorge Valente
Colunistas

Terapias injetáveis são seguras quando bem indicadas, afirma especialista

Miguel Gomes
Colunistas

Tecnologia impulsiona o despertar de lideranças em saúde no século 21

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas
Colunistas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Próximo Artigo
Música

Mercado fonográfico brasileiro fatura R$2,9 bi

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Facgada Banco Itaú

Itaú fecha 227 agências no Brasil, impulsionado pelo crescimento do digital; veja cenário e impactos

Moinho de Ilhéus

Grupo Maratá investe R$ 129 milhões para reativar Moinho de Trigo no Porto de Ilhéus

Perspectiva ilustrada da Fachada interna da nova Land School

Land School: projeto educacional de alto investimento avança no Costa Azul

Jovens digitando em notebook

Bahia Tech Experience 2025 impulsiona ecossistema de startups e tecnologia em Salvador

Salvador recebe hoje o 3º Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade com foco na COP30

Salvador recebe hoje o 3º Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade com foco na COP30

Juíza Vanessa Cavalieri discute riscos e cuidados no ambiente digital em evento aberto ao público em Salvador

Juíza Vanessa Cavalieri discute riscos e cuidados no ambiente digital em evento aberto ao público em Salvador

Oeste baiano projeta crescimento de 12% na safra de algodão 2021/2022

Soja e algodão puxam a safra baiana recorde de grãos em 2025

Mulher limpando vidro

Mais de 80 mil empregadores deverão regularizar FGTS de domésticas

Jerônimo Rodrigues

Governador Jerônimo anuncia pagamento de precatórios e envia à ALBA projeto de lei para abono extraordinário de professores

Equipe da Oilema

Oilema conquista o selo GPTW, pelo segundo ano consecutivo

Ilustração

Mais de 1 bilhão de pessoas vivem com transtornos mentais, revela OMS

Jovens digitando em notebook

Bahia Tech Experience 2025 impulsiona ecossistema de startups e tecnologia em Salvador

Oeste baiano projeta crescimento de 12% na safra de algodão 2021/2022

Soja e algodão puxam a safra baiana recorde de grãos em 2025

Mulher limpando vidro

Mais de 80 mil empregadores deverão regularizar FGTS de domésticas

Jerônimo Rodrigues

Governador Jerônimo anuncia pagamento de precatórios e envia à ALBA projeto de lei para abono extraordinário de professores

Equipe da Oilema

Oilema conquista o selo GPTW, pelo segundo ano consecutivo

Ilustração

Mais de 1 bilhão de pessoas vivem com transtornos mentais, revela OMS

Jovens digitando em notebook

Bahia Tech Experience 2025 impulsiona ecossistema de startups e tecnologia em Salvador

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Jorge Valente

Terapias injetáveis são seguras quando bem indicadas, afirma especialista

Miguel Gomes

Tecnologia impulsiona o despertar de lideranças em saúde no século 21

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

NOTAS DE BOLSO

Bandeira da FGV

FGV anuncia cursos gratuitos e online nas áreas de tecnologia, dados e inteligência artificial

Preparação de remessa da Shopee

Shopee amplia logística e reduz prazo médio de entrega em dois dias no Brasil

Refém da pobreza

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.