BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Colunistas

A difícil missão de construir marcas

REDAÇÃO por REDAÇÃO
21/03/2024
em Colunistas
Tempo de Leitura: 3 minutos
A A
0
Share on FacebookShare on Twitter

Por Tatiany Carvalho*

Tatiany CarvalhoUm bom estrategista de marcas precisa ter histórias de erros e acertos em sua bagagem. Somente com a somatória das experiências profissional e pessoal, lastreada por cursos formativos na área da Comunicação, consegue-se gerenciar uma teia complexa de signos que permeiam o universo simbólico das marcas que se expressam de forma autêntica e autoral.

Muitas vezes, o cliente que busca por uma consultoria de branding precisa de uma guiança para entender como ocupar um lugar relevante na mente do consumidor. Afinal, há muitos competidores em sua mesma área. Como se diferenciar? O cliente sabe o que faz, conhece bem seu processo produtivo, mas não sabe como construir sua identidade de marca.

E é justamente no meio desta crise existencial que o consultor é chamado a atuar. E, não vou negar, precisamos investigar a vida profissional (e pessoal) de nossos clientes para entender qual o melhor caminho a seguir na difícil tarefa de construção de sua marca, seja ela pessoal ou corporativa.

O primeiro grande desafio nessa teia de significados é saber qual o propósito do criador e suas referências. Esse é o ponto de partida para se erguer os alicerces que vão sustentar as histórias, os diferenciais, os serviços e universo simbólico criado em torno das marcas.

Muitas vezes, o cliente que busca por uma consultoria de branding precisa de uma guiança para entender como ocupar um lugar relevante na mente do consumidor

A etapa inicial de diagnóstico é extremamente importante: precisamos compreender quem é o profissional, suas motivações, crenças e visão de futuro. Vamos analisar o mercado – com suas potencialidades e fragilidades para o desenvolvimento daquela marca. Vamos entender seu comportamento mercadológico – agressivo ou conservador – e qual sua capacidade de investimento. Sim, um ponto difícil da conversa porque muitas vezes o empreendedor não possui cultura de investimento em comunicação – o que precisará ser corrigido, fato…

Se você está interessado em criar uma nova marca, fazer um refresh, um rebranding ou reposicionamento de marca, eu te tranquilizo: para qualquer um desses serviços, precisaremos de muitas conversas, regadas a um bom café – de preferência.

Antes de finalizar, quero fazer um alerta: a pressa não combina com o trabalho de branding. E, permita-me citar o ditado popular de autor desconhecido: “Por mais longa que seja a caminhada, o mais importante é dar o primeiro passo”.

Você concorda?

Planner da Semana

  • Ao completar 69 anos, a rede GBarbosa fomenta a experiência do cliente no ponto de venda. Na unidade Costa Azul, em Salvador, o consumidor se depara com um portal em LED trazendo informação em movimento da promoção de aniversário que já está no ar, bem como os prêmios que serão sorteados:quatro motos, dois carros e um caminhão de prêmios. Para concorrer, a rede informa que basta baixar ou atualizar o APP GBarbosa, dar o aceite no regulamento e realizar compras a partir de R$ 50 contendo ao menos um produto participante para gerar números da sorte, sendo que os clientes Cartão GBarbosa ainda ganham números da sorte em dobro. Até o dia 31 de março.
  • Você notou o “efeito surpresa” na campanha de inauguração da segunda unidade na Bahia do Grupo Ferreira Costa? Será nesta semana, asseguram, mas o dia ainda não foi anunciado. Em coletiva de imprensa, comunicaram todas as informações relevantes para conquistar boas matérias na mídia – e conseguiram uma ampla repercussão -, mas não divulgaram a data. Por que será?

(*) Sou jornalista e consultora de comunicação. Falo sobre #branding #inovacao #comunicacaodigital #marcas.

E-mail: tatiany@frenteeverso.com

Instagram/@eutatianycarvalho

Tags: Ferreira CostaGBarbosaTatiany Carvalho
Artigo Anterior

CNBC no Brasil anuncia canal para contratações

Próximo Artigo

Mercado fonográfico brasileiro fatura R$2,9 bi

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas
Colunistas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes
Colunistas

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde
Colunistas

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Próximo Artigo
Música

Mercado fonográfico brasileiro fatura R$2,9 bi

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Bebida alcoólica e direção: celebre o São João sem “acidentes”!

Bebida alcoólica e direção: celebre o São João sem “acidentes”!

Detran-BA é destaque com plataforma de inteligência artificial

Detran-BA é destaque com plataforma de inteligência artificial

Marcelo Silvestre, CEO da Galvani Fertilizantes

CEO da Galvani Fertilizantes detalha investimento de R$ 1 bilhão na Bahia

Ilustração de visão do fundo do mar

Bahia será sede regional do maior evento de ciência, tecnologia e inovação do país

tonico e tinoco

Grandes lendas do sertanejo raiz: Conheça duplas que marcaram época

Alunos da rede pública de ensino

Jerônimo Rodrigues oficializa programas de CNH gratuita para estudantes e inscritos no CadÚnico

indicador

Copom eleva juros básicos da economia para 15% ao ano

Brasil lidera América Latina em transição energética e supera potências globais, aponta Fórum Econômico Mundial

Tablets com gráficos

Carta de conjuntura da SEI destaca o desempenho positivo da economia baiana no 1º trimestre de 2025

Ilustração de visão do fundo do mar

Bahia será sede regional do maior evento de ciência, tecnologia e inovação do país

Detran-BA é destaque com plataforma de inteligência artificial

Detran-BA é destaque com plataforma de inteligência artificial

Compromisso com a vida: noite de diálogo marcou ações do Maio Amarelo na Bahia

Compromisso com a vida: noite de diálogo marcou ações do Maio Amarelo na Bahia

indicador

Copom eleva juros básicos da economia para 15% ao ano

Brasil lidera América Latina em transição energética e supera potências globais, aponta Fórum Econômico Mundial

Tablets com gráficos

Carta de conjuntura da SEI destaca o desempenho positivo da economia baiana no 1º trimestre de 2025

Ilustração de visão do fundo do mar

Bahia será sede regional do maior evento de ciência, tecnologia e inovação do país

Detran-BA é destaque com plataforma de inteligência artificial

Detran-BA é destaque com plataforma de inteligência artificial

Compromisso com a vida: noite de diálogo marcou ações do Maio Amarelo na Bahia

Compromisso com a vida: noite de diálogo marcou ações do Maio Amarelo na Bahia

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fernanda Carvalho

A vida presta. A arte também

NOTAS DE BOLSO

Refém da pobreza

Atakarejo

Atakarejo retoma obras de nova loja em Itabuna

varejo

13º salário: um alívio para famílias e esperança para o varejo baiano

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.