De olho no mercado de exportação para Europa e Estados Unidos, a empreendedora baiana do ramo de cacau, Josiane Luz, montou, em São Paulo, a Luzz Cacau, uma marca especializada em cacau fino, com produção artesanal e tradicional e que fatura em média R$ 400 mil ao ano.
Ao BadeValor, ela disse que a idéia do negócio surgiu após uma viagem para a Europa, quando descobriu que o chocolate Tree to Bar (feitos desde o cultivo do cacau até a barra do chocolate) era Brasileiro. “Como filha de cacauicutor, que ouviu a vida inteira o pai reclamar que cacau dava prejuízo, resolvi mudar a concepção dele a partir deste fato”.
Embora as plantações de cacau da família estejam no Centro-Sul da Bahia, a chocolate maker (profissional responsável pela produção do chocolate a partir do cacau) resolveu alçar vôo para o mercado paulista e montar sua chocolateria a partir dos frutos produzidos em sua terra natal. Segundo ela, o desafio foi grande, pois mesmo sendo o sustento da família por gerações, o cacau não oferecia grande rentabilidade quando produzido do modo convencional.
A fim de mudar essa realidade, em 2019, Josiane decidiu aperfeiçoar a produção e investiu nos grãos de alto padrão. Seu empreendimento deu tão certo que no ano seguinte ocupou o terceiro lugar na premiação “Bean to Bar” (chocolates feitos desde os grãos de cacau até a barra de chocolate), entre os melhores produtos da categoria produzidos nacionalmente.
“Não foi simples trazer um conceito novo e tentar implantá-lo em uma produção tradicional. Precisei demonstrar, com dados, que os frutos poderiam oferecer mais rentabilidade ao negócio familiar e que valeria a pena mudar o desenvolvimento dos grãos depois de tanto tempo trabalhando com os processos convencionais. Mas acavou que deu tudo certo e hoje produzimos frutos de alta qualidade”, conta a fundadora da Luzz Cacau.
Além disso, a empresa da baiana integra, ainda, a categoria “tree to bar”, que designa os produtos com processo transparente desde a colheita, na árvore, até a produção final e transformação dos grãos em barras. Atualmente, o negócio de Josiane conta com mais de 134 pontos de venda no país, loja on-line e portfólio com opções de barras e com o lançamento dos Ovos de Páscoa, que variam entre a intensidade do sabor do cacau. Para este ano, a empreendedora pretende abrir uma nova fábrica com capacidade de produção de quatro toneladas da guloseima.
Ao total, são nove sabores, sendo que mais dois estão para ser lançados em breve, que podem ser acomapanhados por meio do site: https://luzzcacau.com.br/ Segundo Josiane, todas as barras são confeccionadas a partir do fruto fino que passa por um processo de fermentação diferente e mais trabalhado. “O cacau é colhido no tempo certo. Ele passa por mais de um processo de seleção e tem um protocolo de tratamento da amêndoa diferenciada e adequada para cada fruto”, explica.
Produtos fabricados pela Luzz Cacau
- Chocolate 80% com cupuaçu
- Chocolate 80%
- Chocolate 71%
- Chocolate 62% com Café
- Chocolate 62% com pitanga
- Chocolate 52% ao leite, premiado terceiro melhor do Brasil
- Chocolate 42% cappuccino
- Chocolate 36% gengibre
- Chocolate 36% doce de leite com coco
Você está sendo convidado a participar do nosso grupo de notícias exclusivas. Receba informações sobre negócios e economia em primeira mão. Grupo somente para notícias, sem comentários ou diálogos.
Clique abaixo: