BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Colunistas

A estratégia de copy para marcas pessoais

REDAÇÃO por REDAÇÃO
17/04/2024
em Colunistas
Tempo de Leitura: 3 minutos
A A
0
Share on FacebookShare on Twitter

Por Tatiany Carvalho*

Tatiany CarvalhoEla era uma negra imponente. Usava um turbante de estampa africana que anunciava sua ancestralidade. Ao se apresentar para o público em um evento de networking, disse seu nome e mostrou os acessórios que confeccionava. Os brincos e colares feitos em crochê me chamaram a atenção não só por sua beleza, mas pela forte referênciaidentitáriacom a cultura africana, que tem uma grande conexão com a nossa gente afrodescendente. Mas, a empreendedora não sabia explorar este diferencial em sua marca pessoal. O que poderia ser um símbolo de empoderamento e resistência para suas clientes, ganhava ares de um acessório “fotinho”, segundo a descrição que fez em seu pitch de vendas.

Eu quase entrei em estado de choque ao presenciar a cena. A artesã estava diante de uma audiência 90% feminina, a maioria pessoas negras e com possibilidade de se tornarem clientes. Esse é um caso verídico que, certamente, deve ser muito comum entre os que empreendem. Não se trata apenas de desconhecer como posicionar corretamente seus produtos e serviços no mercado. Mais do que mostrar o que você faz, é muito importante você pensar estrategicamente sua comunicação. E, afirmo sem dúvida alguma, a técnica de copy será sua grande aliada.

O copywritting, ou copy, é o processo de produção de textos persuasivos para ações de marketing e vendas. Além de uma comunicação simples e clara – que pode estar carregada de afeto ou não -, sua mensagem precisa ter intencionalidade. Ou seja: o que você diz sobre você, seu serviço ou sua arte precisa despertar no público uma ação que esteja alinhada ao objetivo que você quer alcançar, quer seja ser mais conhecido ou aumentar suas vendas, por exemplo.

O copywritting, ou copy, é o processo de produção de textos persuasivos para ações de marketing e vendas

A artesã da arte em crochê poderia ter feito uma apresentação muito mais marcante se: anunciasse a fonte de inspiração para suas criações; batizasse sua coleção com um nome que fizesse referência às mulheres guerreiras – sabemos que empreender no Brasil precisa de garra e determinação; comunicasse o sentimento que suas peças despertam na composição de looks, como altivez, força, diferenciação, dentre outras referências.

O copy desperta no público uma ação – que você definiu previamente em sua estratégia. Uma mensagem com copy conduz o leitor. Portanto, antes de escrever suas legendas nas mídias sociais, planeje seu texto. Evite improvisações e autopromoção aleatória. Seja intencional e estratégico. Seu público precisa saber o que você faz. Mas, sua comunicação também deve despertar uma emoção nas pessoas e ser orientada para uma ação. Isso é copy.

Não poderia finalizar este texto sem mencionar o quanto é importante você, empreendedor, que diz ter um serviço ou produto diferenciado, saber contar qual a sua história de marca pessoal. Isso é branding. Um dos pensadores mais influentes em liderança, Simon Sinek, afirmou: “Pessoas não compram o que você faz. Elas compram o porquê você faz”. Isso significa que, antes de falar do produto, mostre o propósito. Seja inspirador.

Planner da Semana

  • O Quartoamarelo ateliê, através de Tai Oliver, está oferecendo uma oficina de Arte em Cordas para diversos tipos de produtos e o Minicurso de Pintura em Porcelana. A inscrição cobre todo o material utilizado no curso e o aluno não precisa saber desenhar. As inscrições já estão abertas. Para saber mais, acesse os perfis no Instagram:@quartoamareloatelie e @agdagaleria.
  • Geisa Moncorvo tem um sexshopque alia em sua comunicação mensagens de autoestima e prazer. A estrutura de copy que ela aplica em suas mensagens desperta desejo, ao mesmo tempo em que o público se diverte com a comicidade aplicada no tom de voz de sua marca. Vale a pena visitar o perfil no Instagram, independentemente de sua orientação sexual. Só vai: @geisamsexshop

(*) Sou jornalista e consultora de comunicação. Falo sobre #branding #inovacao #comunicacaodigital #marcas.

E-mail: tatiany@frenteeverso.com

Instagram/@eutatianycarvalho

Tags: Tatiany Carvalho
Artigo Anterior

Natura realiza evento especial para o Dia das Mães em Salvador

Próximo Artigo

Bahia ganha Centro de Excelência em Zootecnia

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Jorge Valente
Colunistas

Terapias injetáveis são seguras quando bem indicadas, afirma especialista

Miguel Gomes
Colunistas

Tecnologia impulsiona o despertar de lideranças em saúde no século 21

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas
Colunistas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Próximo Artigo
sistema faeb

Bahia ganha Centro de Excelência em Zootecnia

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Facgada Banco Itaú

Itaú fecha 227 agências no Brasil, impulsionado pelo crescimento do digital; veja cenário e impactos

Jovens digitando em notebook

Bahia Tech Experience 2025 impulsiona ecossistema de startups e tecnologia em Salvador

Moinho de Ilhéus

Grupo Maratá investe R$ 129 milhões para reativar Moinho de Trigo no Porto de Ilhéus

Perspectiva ilustrada da Fachada interna da nova Land School

Land School: projeto educacional de alto investimento avança no Costa Azul

Fábrica soprema

Grupo Soprema investe 30 milhões de euros em fábrica de ponta em Feira de Santana

Estande do Detran

Semana Nacional de Trânsito terá programação extensa promovida pelo Detran-BA

Representante da Apoena Bioindustrial

Startup maranhense é selecionada para apresentar soluções sustentáveis na COP 30

Vista aérea Bahia Farm Show

Agronegócio responde por 29,6% da economia baiana no segundo trimestre de 2025

Mesa diretora da cÂmara dos deputados

PEC da blindagem é aprovada por deputados e vai ao Senado

Empregados de hospital

Cinco hospitais do SUS estão entre os melhores do mundo; veja lista

Estande do Detran

Semana Nacional de Trânsito terá programação extensa promovida pelo Detran-BA

Evento de marketing político

Bahia recebe nesta quinta (18) versão regional do maior evento de marketing político do País

Representante da Apoena Bioindustrial

Startup maranhense é selecionada para apresentar soluções sustentáveis na COP 30

Vista aérea Bahia Farm Show

Agronegócio responde por 29,6% da economia baiana no segundo trimestre de 2025

Mesa diretora da cÂmara dos deputados

PEC da blindagem é aprovada por deputados e vai ao Senado

Empregados de hospital

Cinco hospitais do SUS estão entre os melhores do mundo; veja lista

Estande do Detran

Semana Nacional de Trânsito terá programação extensa promovida pelo Detran-BA

Evento de marketing político

Bahia recebe nesta quinta (18) versão regional do maior evento de marketing político do País

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Jorge Valente

Terapias injetáveis são seguras quando bem indicadas, afirma especialista

Miguel Gomes

Tecnologia impulsiona o despertar de lideranças em saúde no século 21

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

NOTAS DE BOLSO

Bandeira da FGV

FGV anuncia cursos gratuitos e online nas áreas de tecnologia, dados e inteligência artificial

Preparação de remessa da Shopee

Shopee amplia logística e reduz prazo médio de entrega em dois dias no Brasil

Refém da pobreza

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.