Por Maria Fernanda Soares Menezes Barbosa*
O dia 14 de novembro é dedicado ao Dia Nacional da Alfabetização. A data foi instituída em 1966 e pensada, pois faz menção ao decreto que criou o Ministério da Educação. É sempre um momento de reflexão a respeito da importância da alfabetização, os desafios e as ações que podem ser pensadas e executadas para sua erradicação.
Os jogos e brincadeiras desempenham um papel significativo na educação e na intervenção terapêutica, pois oferecem uma série de benefícios para o desenvolvimento cognitivo, emocional, social e físico das pessoas, principalmente crianças e adolescentes.
Observa-se desenvolvimento no âmbito cognitivo, através da estimulação mental. Os jogos desafiam a mente, promovendo habilidades cognitivas, como resolução de problemas, raciocínio lógico e pensamento crítico. Além disso, a utilização do lúdico proporciona um aprendizado mais atraente e eficaz.
Os jogos trazem oportunidades de lidar, trabalhar e expressar emoções de forma mais segura. De forma lúdica e através do brincar, proporcionammelhoria da autoestima e autoconfiança, ajudando também a diminuir os níveis de estresse e ansiedade.
São usados para trabalhar questões motoras e habilidades para a vida diária, como interação social, respeito às regras, tolerância às frustrações e o saudável exercício de valores.
Tanto na área da educação como no set terapêutico, os jogos e brincadeiras se fazem presentes. Mesmo que, em contextos muitas vezes distintos,têm sempre o propósito de ajudar o indivíduo nas suas diversas dificuldades ou deficiências. Com eles os profissionais podem identificar questões comportamentais que estejam interferindo no processo de ensino aprendizagem. Identificar distúrbios e transtornos não só relacionados à aprendizagem, mas ao comportamento.
Em resumo, os jogos e brincadeiras desempenham um papel multifacetado na educação e na intervenção terapêutica, promovendo o desenvolvimento em diversas áreas da vida. Eles proporcionam um ambiente seguro e agradável para aprender, se expressar e se desenvolver. E todos esses benefícios valemtanto para crianças quanto para adultos. Por isso, mais do que nunca, divirtam-se!
* Maria Fernanda Soares Menezes Barbosa é Pedagoga, Psicopedagoga e Coordenadora do Núcleo de Apoio e Atendimento Psicopedagógico (NAAP) da Estácio Bahia.