A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) liberou hoje o início da operação comercial da usina eólica Ventos de Guarás I, da Atlantic Energia Renováveis. O parque, localizado no município de Campo Formoso, conta 15 aerogeradores, totalizando 30.000 kW de capacidade instalada.
Ventos de Guarás I é uma das seis centrais geradoras do Complexo Eólico Morrinho, que fica a 450 km de Salvador. As outras centrais são: Andorinha Energias Renováveis S.A., Campo Formoso I Energias Renováveis S.A., Campo Formoso II Energias Renováveis S.A., Morrinhos Energias Renováveis S.A. e Sertão Energias Renováveis S.A.
Com capacidade instalada de 180 MW, suficientes para abastecer mais de 408 mil residências, o Complexo Eólico Morrinho inclui, além das centrais, o sistema de transmissão da energia gerada.
Criada em 2009, a Atlantic Energias Renováveis é uma holding que atua no desenvolvimento, implantação e operação de projetos de geração elétrica provenientes de fontes renováveis, com o foco em parques eólicos e pequenas centrais hidrelétricas. A empresa possui projetos eólicos e hidrelétricos nos estados do Piauí, Bahia, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.