A Arcos Dorados, franquia que opera a marca McDonald’s em 20 países da América Latina e Caribe, recebeu na última quinta-feira (1), o Selo da Diversidade Étnico-Racial em Salvador, concedido pela Prefeitura de Salvador. Por meio desta conquista, a companhia tem suas ações em prol da equidade racial reconhecidas na capital baiana.
Ao longo dos últimos anos, a Arcos Dorados tem intensificado suas ações de Diversidade e Inclusão, pauta prioritária para a companhia e que rege um de seus pilares de atuação da estratégia ESG, chamada Receita do Futuro. Como reflexo desses esforços, entre janeiro e outubro de 2022, 62% das promoções concedidas ao quadro de funcionários da rede no Brasil foram conquistadas por pessoas que se identificam como pretas e pardas, o que totaliza mais de 2,3 mil funcionários. Em Salvador, 90% dos colaboradores se declaram pretos e pardos. Já no quadro gerencial, são 85%. Estes dados refletem atitudes que são intrínsecas à rotina de recrutamento e seleção, com foco no talento e o compromisso de gerar oportunidade para todas as pessoas, além dos treinamentos e capacitações que as permitem desenvolver suas carreiras.
“O Selo da Diversidade Étnico-Racial de Salvador é uma resposta de que as ações realizadas pela Arcos Dorados ao longo dos últimos anos têm sido executadas com êxito. Nosso objetivo é promover, diariamente, a equidade racial dentro da companhia, incentivar o crescimento profissional e a valorização de cada um que atua conosco. Com a renovação deste selo, reafirmamos nosso compromisso em continuar com o mesmo objetivo, executando novas ações e promovendo ainda mais a diversidade na companhia”, comenta Fábio Sant’Anna, Diretor de Gente, Diversidade e Inclusão da Divisão Brasil da Arcos Dorados.
Também neste ano, a Diretoria de Gente, Diversidade e Inclusão da Arcos Dorados, liderou a realização de um censo interno, com o objetivo de atualizar o retrato demográfico de suas pessoas. Além dos dados de promoções, o censo revelou que 62% do quadro de funcionários da companhia é composto por pessoas que se identificam como pretas ou pardas, acima da fatia desse grupo na população brasileira, que é de 56%. Esse número reforça a responsabilidade da Arcos Dorados enquanto uma das companhias que mais gera oportunidades de emprego formal para jovens no país.
Uma série de ações internas relacionadas ao eixo racial também foram realizadas, como treinamentos, letramento e conscientização que contribuem para o desenvolvimento da consciência racial, impactando milhares de pessoas. Essas e outras iniciativas ocorrem em conjunto com a política de tolerância zero, que foi adotada pela companhia com relação a condutas discriminatórias, racistas, homofóbicas e de qualquer outra natureza preconceituosa. Além disso, por meio de ações afirmativas e da participação no MOVER, Movimento pela Equidade Racial, a Arcos Dorados está cada vez mais comprometida em ampliar as oportunidades de emprego e cargos de liderança para pessoas negras, bem como à promoção de um ambiente de trabalho seguro, respeitoso e acolhedor.
Selo da Diversidade Étnico-Racial
A iniciativa da Prefeitura de Salvador destina às instituições certificadas o compromisso de realizar um censo étnico-racial e criar ações de combate ao racismo no ambiente de trabalho. As propostas são analisadas por um Comitê Gestor, que é composto por organizações representativas da sociedade civil organizada e do segmento governamental. Após a avaliação, a prefeitura analisa quais empresas continuarão com a certificação. Essa concessão é renovada anualmente.