A Fenagro foi, mais uma vez, o palco escolhido para o lançamento oficial da Bahia Farm Show – a maior feira de tecnologia agrícola e de negócios do Norte e Nordeste do país, e que acontece entre os dias 26 e 30 de maio de 2020, no município de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia. A solenidade de lançamento do evento ocorreu na noite da última terça-feira e reuniu representantres da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), produtores rurais, empresários, prefeitos da região Oeste e o secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia, Lucas Costa.
Em sua fala, o secretário parabenizou os organizadores pelo sucesso do evento. “Este ano, eu tive a honra de participar dos 15 anos da Bahia Farm Show e ver a sua relevância não só para o Oeste, mas para todo o Estado. Desde então, eu saio propagando a feira por onde eu vou, pois acredito que todo agricultor, seja ele de pequeno, médio ou grande porte, deve conhecê-la, para dela levar muito conhecimento”, afirmou o gestor.
A Bahia Farm Show é realizado numa área de 144 mil metros quadrados, com boa estrutura de rede elétrica, hidráulica e de irrigação, sanitários, área de lazer, ruas 100% pavimentadas e bosque de espécies nativas, além de amplos estacionamentos e dois restaurantes. O Complexo Bahia Farm Show também possui dois auditórios, campo experimental com pesquisas do setor agrícola, além de área para test drive com exibições e performances do setor automotivo, posto médico, central de atendimento ao expositor e ao montador e segurança 24 horas.
A coordenadora geral da feira, Rosi Cerrato, disse que a expectativa para a 16ª edição do evento é de manter o crescimento de negócios e de público, sempre levando uma infraestrutura arrojada para as empresas expositoras, instituições financeiras. “Por conta do sucesso, a internacionalização da feira é um fato. No ano passado recebemos expositores do Uruguai, Alemanha e Estados Unidos, que viram na feira, a oportunidade de alavancar os seus negócios. E este ano, teremos a adesão de empresas estrangeiras, e a importante confirmação dos agentes financeiros públicos e privados que garantem o diferencial no preço e nas condições de pagamento na aquisição de máquinas e equipamentos junto aos expositores”, afirmou.
Inovações em tecnologia
Palco que reúne insumos materiais e imateriais para o agricultor, a feira é vitrine de produtos e serviços imprescindíveis dentro de campo: desde a semente, passando por defensivos e fertilizantes, até os equipamentos mais modernos e robustos, como irrigação e aviação. “A Bahia Farm Show é o local ideal para o produtor rural fazer aquisição das últimas inovações em tecnologias para o campo; é o momento oportuno para trocar seu maquinário, pois tem condições de crédito especial, mas é, sobretudo, o lugar certo para reciclar o conhecimento e compartilhar experiências. A feira não é só negócios, é também palco para muita discussão e debate de temas pertinentes à rotina do agricultor. Nela acontecem mais de 30 palestras e um fórum transmitido ao vivo, em rede nacional”, observou o presidente da Bahia Farm Show, Celestino Zanella.
Para ele, o sucesso da feira é espelho da pujança do agronegócio. “Nos primeiros seis meses deste ano, o agronegócio injetou R$ 33 bilhões no PIB. Para cada emprego gerado na fazendo, outros são gerados fora dela. O setor alimenta a população e promove o desenvolvimento e progresso”, conclui.
O presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Júlio Busato, ressaltou a dedicação, profissionalização e o desenvolvimento da agricultura baiana, que atualmente produz 8% da fibra do Brasil e desponta como a de maior qualidade. “A produção agrícola vai crescer ainda mais com o trabalho do produtor representado em feiras agrícolas. A cada ano teremos uma Fenagro e Bahia Farm Show cada vez maiores, sendo orgulho de mais baianos”, afirma.
A Bahia Farm Show é organizada pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), com o apoio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Fundação Bahia, Associação dos Revendedores de Máquinas e Equipamentos Agrícolas do Oeste da Bahia Ltda. (Assomiba) e Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães. No ano, passado, o evento movimentou R$ 1,9 bilhão. Cerca de 3 mil postos de trabalho temporários foram gerados, direto e indiretamente. Cntou ainda com 260 expositores, representando mais de mil marcas, e atraiu 68 mil visitantes.