A Bahia iniciou nesta segunda-feira (29) uma missão oficial à Suíça com o objetivo de transformar cooperação internacional em ações concretas de desenvolvimento sustentável. Representado pelo secretário do Meio Ambiente, Eduardo Mendonça Sodré Martins, e pelo superintendente de Políticas e Planejamento Ambiental, Luiz Araújo, o estado integra até o dia 4 de outubro a programação da Impact Week 2025, em Genebra, um dos mais importantes encontros globais sobre investimentos de impacto.
Com o apoio da iniciativa Local Communities Prosperity Alliance (LCPA), a missão busca articular parcerias estratégicas, compartilhar experiências inovadoras e captar recursos que possam ser aplicados em projetos com impacto direto para a população baiana.
A iniciativa está alinhada às diretrizes do Programa Bahia + Verde e reforça a importância da cooperação internacional como motor de um modelo de desenvolvimento que una prosperidade econômica, inclusão social e responsabilidade ambiental.
Sustentabilidade nas compras públicas
No primeiro dia de atividades (29), a delegação participou de uma sessão na Câmara de Comércio e Indústria de Genebra sobre compras públicas sustentáveis. De acordo com o superintendente Luiz Araújo, o encontro foi uma oportunidade para discutir como alinhar o governo da Bahia às práticas internacionais mais avançadas.
“Hoje discutimos como incluir a questão da sustentabilidade nas compras públicas da Bahia. Qual estratégia podemos adotar para que todo o estado caminhe na mesma direção, garantindo que todas as contratações e serviços contemplem critérios mínimos de sustentabilidade, independentemente de exigências de licenciamento ambiental. Também avaliamos quais projetos podem buscar financiamento com o apoio da LCPA, de modo que sejam captados recursos que apresentem soluções efetivas e práticas”, destacou.
Diálogo com bancos e organizações internacionais
Na terça-feira (30), a delegação participa da Building Bridges Conference (Construindo Pontes), que reúne alguns dos maiores bancos do mundo para debater como os investimentos podem incorporar critérios socioambientais. “Os bancos estão revendo o modelo de financiar apenas infraestrutura, sem considerar os impactos ambientais. Vamos dialogar com eles para apresentar oportunidades da Bahia e buscar seu apoio na articulação com empresas e instituições financeiras, em busca de financiamento para projetos estratégicos do nosso estado”, explicou Luiz Araújo.
A agenda inclui ainda encontros institucionais com o Cônsul-Geral do Brasil em Genebra, representado pelo Sr. Embaixador José Luiz Machado e Costa, e com o representante do Brasil junto às Nações Unidas, Sr. Embaixador Tovar da Silva Nunes. As reuniões terão foco em articulações voltadas ao financiamento climático e no intercâmbio de experiências relacionadas à governança ambiental internacional.
Fortalecimento das comunidades locais
No dia 2 de outubro, a Bahia participa do LCPA Community Impact Event, sediado na Swiss School of Business and Management, onde apresentará projetos voltados ao fortalecimento das comunidades locais, em uma rodada com investidores internacionais. Já no dia seguinte (3), o secretário Eduardo Sodré retorna ao Brasil, enquanto o superintendente Luiz Araújo segue para Lausanne, onde representará o estado no SIIA – Impact Summit 2025, promovido pela EHL Hospitality Business School. O evento discute inovação e investimentos sustentáveis no setor empresarial.
“Essa missão não é apenas sobre representar a Bahia fora do país, mas sobre abrir portas para o futuro do nosso estado. Cada diálogo, cada encontro, é uma oportunidade de trazer soluções que façam diferença. Tenho certeza de que voltaremos com parcerias e caminhos que vão fortalecer a Bahia na agenda internacional e, sobretudo, gerar impactos positivos no dia a dia de quem vive aqui”, salientou o secretário Eduardo Sodré.