BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Economia Economia Baiana

Bahia tem espaço para ampliar serviços públicos digitais, diz BID

REDAÇÃO por REDAÇÃO
18/03/2021
em Economia Baiana
Tempo de Leitura: 3 minutos
A A
0

Levantamento realizado durante a pandemia tem por objetivo apoiar os governos na digitalização (Foto: Unsplash)

Share on FacebookShare on Twitter

No estado da Bahia, 95% da população afirma ter acesso à internet por meio do telefone celular. Enquanto isso, 87% dizem que já estavam adaptados ao mundo digital ou se adaptaram a ele com nenhuma ou pouca dificuldade, revela pesquisa realizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

São números que revelam elevados níveis de conectividade e de adaptação para o desempenho de atividades digitais entre a população baiana e representam oportunidades para a ampliação e o aperfeiçoamento de serviços online oferecidos pelo poder público, segundo os autores do estudo – o maior já realizado na América Latina e Caribe com foco em uso de serviços públicos digitais por parte dos cidadãos.

O levantamento foi realizado por telefone em todo o Brasil entre 6 de outubro e 10 de dezembro de 2020, já durante a pandemia, com sub-amostras representativas para cada um dos 26 estados e para o Distrito Federal.

“Nosso objetivo é apoiar o país, tanto no nível federal, quanto nos Estados e municípios, a identificar fortalezas e oportunidades de melhoria na transformação digital de seus governos”, explica Morgan Doyle, representante do BID no Brasil.

A publicação também traduz em números a avaliação dos cidadãos baianos aos serviços oferecidos pelos governos federal, estadual e pelos municípios. Na Bahia, assim como no resto do país, a parcela de cidadãos que aprovam os serviços supera a fatia de insatisfeitos – embora a proporção de satisfeitos, no estado, seja menor do que a média nacional:

Aprovação a serviços digitais estaduais na BA

Satisfeitos – 49% (média nacional: 53%)
Insatisfeitos – 12% (média nacional: 11%)
Aprovação a serviços digitais federais entre cidadãos na BA

Satisfeitos – 49% (média nacional: 55%)
Insatisfeitos – 15% (média nacional: 14%)
Aprovação a serviços digitais municipais entre cidadãos na BA

Satisfeitos – 47% (média nacional: 54%)
Insatisfeitos – 16% (média nacional: 13%)
De maneira similar à observada no estudo nacional, na Bahia, a experiência com compras privadas atinge níveis mais elevados de satisfação do que os observados com os serviços públicos:

Experiência com serviços digitais privados (avaliação da última compra on-line)

Boa ou muito boa – 86% (média nacional: 85%)
Rui ou muito ruim – 4% (média nacional: 3%)
Conectividade

Realizada pelo BID para incentivar governos a consolidarem a digitalização acelerada pela pandemia, a publicação traz dados de uso de serviços digitais públicos e privados, avaliação dos serviços, preferência de uso dos serviços e dados de conectividade. Em todos os quesitos, o critério utilizado é a autodeclaração dos entrevistados.

Nas entrevistas, 95% dos baianos afirmaram acessar a internet pelo aparelho celular e 87% por meio de Wi-Fi em casa. As médias brasileiras também são de 95% e 87%, respectivamente.

Os participantes na BA também afirmaram que a principal forma de acesso a serviços digitais públicos e privados é o celular (91%, enquanto a média nacional é 87%). Por fim, 35% dos participantes relataram ter feito procedimentos por meio digital ou telefônico com o Governo do seu estado nos últimos 12 meses (a média nacional é de 40%).

Sobre a pesquisa

Terceira de uma série de quatro publicações com o mote “Transformação digital dos governos brasileiros”, a pesquisa é realizada em um contexto em que o poder público precisará otimizar o uso de seus recursos, afetados pela crise pandêmica. Nesse sentido, a digitalização é uma saída estratégica para manter e até ampliar o oferecimento de serviços públicos de maneira mais custo-efetiva.

O primeiro estudo da série, publicado em janeiro de 2021, apresentou um diagnóstico sobre a maturidade das políticas de transformação digital em governos estaduais e no Distrito Federal, com base em informações declaradas pelas autoridades de governo digital em cada estado. E o segundo, publicado recentemente, trouxe os dados do estudo de agora, mas compilados em nível nacional.

Por fim, o quarto e último relatório será uma pesquisa de profundidade sobre os avanços e desafios da transformação digital baseada em múltiplas fontes, como as coletadas pela ABEP-TIC para a elaboração do Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais, os indicadores produzidos pelo CETIC.br e os microdados desta pesquisa de agora.

Sobre o BID

O Banco Interamericano de Desenvolvimento tem como missão melhorar vidas. Criado em 1959, o BID é uma das principais fontes de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional da América Latina e o Caribe. O BID também realiza projetos de pesquisas de vanguarda e oferece assessoria sobre políticas, assistência técnica e capacitação a clientes públicos e privados em toda a região.

Tags: BahiaBIDinternet
Artigo Anterior

Lucro da Caixa, em 2020, chega a R$13,169 bilhões

Próximo Artigo

Abate de frangos e produção de ovos e de leite batem recordes na Bahia

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ilustração de conta de luz
Economia

Setembro continua com conta de luz mais cara e bandeira vermelha

Gráfico
Economia

Confiança dos empresários baianos perde força em agosto

Plantação de algodão
Atualidade

Brasil se torna o maior exportador mundial de algodão em 2025

Próximo Artigo

Abate de frangos e produção de ovos e de leite batem recordes na Bahia

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Nova carteira de identidade

SAC inicia atendimento por ordem de chegada para nova carteira de identidade; veja postos

Rodrigo Pimentel

Rodrigo Pimentel é empossado como secretário de Administração da Bahia

Plantação de algodão

Brasil se torna o maior exportador mundial de algodão em 2025

Quadra de tênis

Costa do Sauípe volta ao circuito mundial de tênis após 14 anos

INDEX discute desafios da indústria baiana no enfrentamento aos desafios climáticos globais

INDEX discute desafios da indústria baiana no enfrentamento aos desafios climáticos globais

Escritório Nelson Wilians

Nelson Wilians Advogados alerta sobre uso indevido de seu nome e imagem institucional

André Corrêa do Lago

Carta da presidência da COP30 pede engajamento do setor privado no combate às mudanças climáticas

Pessoas carreando replica do planeta terra

Salvador sediará o 3º Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade com foco na COP 30

Gráfico impresso sob caneta e calculadora

PIB cresce 0,4% no segundo trimestre, mostra IBGE

Rodrigo Pimentel

Rodrigo Pimentel é empossado como secretário de Administração da Bahia

Plataforma de petroleo

Brasil bate pela 1ª vez marca de 5 milhões de barris de petróleo e gás

Nova carteira de identidade

SAC inicia atendimento por ordem de chegada para nova carteira de identidade; veja postos

André Corrêa do Lago

Carta da presidência da COP30 pede engajamento do setor privado no combate às mudanças climáticas

Pessoas carreando replica do planeta terra

Salvador sediará o 3º Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade com foco na COP 30

Gráfico impresso sob caneta e calculadora

PIB cresce 0,4% no segundo trimestre, mostra IBGE

Rodrigo Pimentel

Rodrigo Pimentel é empossado como secretário de Administração da Bahia

Plataforma de petroleo

Brasil bate pela 1ª vez marca de 5 milhões de barris de petróleo e gás

Homem com cédulas de real nas mãos

Proposta do Orçamento de 2026 prevê salário mínimo de R$ 1.631

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Miguel Gomes

Tecnologia impulsiona o despertar de lideranças em saúde no século 21

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

NOTAS DE BOLSO

Bandeira da FGV

FGV anuncia cursos gratuitos e online nas áreas de tecnologia, dados e inteligência artificial

Preparação de remessa da Shopee

Shopee amplia logística e reduz prazo médio de entrega em dois dias no Brasil

Refém da pobreza

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.