BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Economia Economia Brasileira

BC cobra melhorias na solução de reclamações de clientes

REDAÇÃO por REDAÇÃO
29/08/2016
em Economia Brasileira
Tempo de Leitura: 2 minutos
A A
0

O BMG passou a liderar o ranking de reclamações de clientes contra instituições financeiras

Share on FacebookShare on Twitter

O Banco Central (BC) quer melhorias no acesso dos clientes bancários às ouvidorias das instituições financeiras e na solução de problemas. No primeiro semestre deste ano, o BC recebeu mais de 17,5 mil reclamações de clientes contra os bancos.

O diretor de Relacionamento Institucional e Cidadania do BC, Isaac Sidney, que tomou posse recentemente no cargo, tem feito reuniões com os responsáveis pelas ouvidorias de instituições financeiras. O objetivo é mostrar a importância do relacionamento dessas instituições com o consumidor e “do nivelamento de expectativas quanto ao cenário desejável de médio prazo”.

Na última semana, foram recebidos representantes do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, do Bradesco, Itaú, Santander, Citibank, Safra, Votorantim, BNP Paribas e PAN. O presidente do BMG – primeiro colocado no ranking de reclamações ao longo de todo o primeiro semestre deste ano – , Ricardo Guimarães, também se reuniu com o diretor, no início deste mês.

Isaac Sidney informou que pretende fazer encontros periódicas com os representantes dessas e de outras instituições financeiras para avaliar o relacionamento com o cidadão e discutir ações de melhoria.

O BMG passou a liderar o ranking de reclamações de clientes contra instituições financeiras com mais de 2 milhões de clientes, em janeiro deste ano. Desde então, tem dito que o ranking do BC “promove a comparação de instituições financeiras com realidades distintas”. Em dezembro de 2015, quando tinha menos de 2 milhões de clientes, o banco ficou em segundo lugar no ranking feito com as instituições menores.

As principais reclamações registradas contra o BMG, no primeiro semestre deste ano, foram relacionadas a cartão de crédito consignado, irregularidades no Custo Efetivo Total (CET) de operação de crédito e insatisfação com a resposta recebida referente à reclamação feita no Banco Central.

No último dia 11, o BC anunciou mudanças no ranking de reclamações, com a ampliação da base de clientes e do critério de segmentação das instituições financeiras. Isso poderá umentar de 2 milhões para 4 milhões o número de clientes por instituição. Com as mudanças, o ranking passa a ser divulgado com periodicidade bimestral. O próximo será publicado no dia 15 de setembro.

Registro no BC – A insatisfação com serviços e produtos oferecidos por instituições financeiras pode ser registrada no Banco Central e as reclamações ajudam na fiscalização e regulação do Sistema Financeiro Nacional. O BC encaminha a reclamação do cliente ao banco, que tem dez dias úteis para responder, com cópia para o órgão fiscalizador. Além da fiscalização, as reclamações registradas servem para melhorias na regulação, para fazer o ranking e para iniciativas de educação financeira.

O Banco Central recomenda, entretanto, que a reclamação seja registrada primeiramente nos locais onde o atendimento foi prestado ou no serviço de atendimento ao consumidor (SAC) da instituição financeira.

Se o problema não for resolvido, o cidadão pode ainda recorrer à ouvidoria do banco, que terá prazo máximo de 15 dias para apresentar resposta. Os clientes bancários também podem buscar atendimento no Procon e recorrer ao Poder Judiciário. (Kelly Oliveira – Repórter da Agência Brasil)

Tags: Banco CentralBanco do BrasilBradescoItaúSantander
Artigo Anterior

Dilma Rousseff faz hoje sua defesa no plenário do Senado

Próximo Artigo

Encontro debate perspectivas do setor lácteo da Bahia

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Senadores Randolfe Rodrigues, Renan Calheiros e David Alcolumbre
Atualidade

Isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil segue para sanção

Sede do Banco Central do Brasil
Economia

Copom decide nesta quarta se mantém Taxa Selic em 15% ao ano

Homem contando cédulas de real
Economia

Finep vai liberar R$ 1 bilhão em crédito para empresas

Próximo Artigo

Encontro debate perspectivas do setor lácteo da Bahia

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Microfone de estúdio

Salvador recebe seminário “Vozes que Conectam” com debate sobre TV 3.0 e integridade da informação

Evento Abapa

Tecnologia aproxima Salvador do Oeste baiano na e-Agro 2025 com experiência imersiva da Abapa

Porto-de-Salvador-

MSC Seaview inaugura temporada de cruzeiros ao atracar no Porto de Salvador

Edifício sede da Caixa Econômica Federal

Concurso da Caixa para Engenheiros, Arquitetos e Médicos do Trabalho entra na fase final de inscrições

Freitas Varejo abre unidade no Salvador Shopping

Governador Jerônimo Rodrigues

Jerônimo Rodrigues abre Conferência Nacional de Produtores e Usuários de Dados, nesta quarta (3), em Salvador

Governador Jerônimo Rodrigues na assinatira do termo

Polícia Militar ganhará novo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças

Cerimônia_alusiva_ao_anúncio_de_criação_da_Universidade_Federal_Indígena_e_da_Universidade_do_Esporte

Governo Federal encaminha criação da primeira Universidade Federal Indígena; proposta é celebrada como reparação histórica

Marina Silva

Marina Silva é homenageada no 41º Prêmio de Direitos Humanos Franz de Castro Holzwarth

Vozes que Conectam na ACB

ACB recebe “Vozes que Conectam” em celebração aos 30 anos da AC Comunicação

Focus Cia de Dança

Focus Cia de Dança leva arte às ruas do Terreiro de Jesus com a performance “Trupe”

Deputado Federal Orlando Silva

Aprovação de parecer da PEC da Reparação marca avanço histórico na pauta da igualdade racial, avaliam especialistas

Governador Jerônimo Rodrigues na assinatira do termo

Polícia Militar ganhará novo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças

Cerimônia_alusiva_ao_anúncio_de_criação_da_Universidade_Federal_Indígena_e_da_Universidade_do_Esporte

Governo Federal encaminha criação da primeira Universidade Federal Indígena; proposta é celebrada como reparação histórica

Marina Silva

Marina Silva é homenageada no 41º Prêmio de Direitos Humanos Franz de Castro Holzwarth

Vozes que Conectam na ACB

ACB recebe “Vozes que Conectam” em celebração aos 30 anos da AC Comunicação

Focus Cia de Dança

Focus Cia de Dança leva arte às ruas do Terreiro de Jesus com a performance “Trupe”

Deputado Federal Orlando Silva

Aprovação de parecer da PEC da Reparação marca avanço histórico na pauta da igualdade racial, avaliam especialistas

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Jorge Valente

Terapias injetáveis são seguras quando bem indicadas, afirma especialista

Miguel Gomes

Tecnologia impulsiona o despertar de lideranças em saúde no século 21

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

NOTAS DE BOLSO

Bandeira da FGV

FGV anuncia cursos gratuitos e online nas áreas de tecnologia, dados e inteligência artificial

Preparação de remessa da Shopee

Shopee amplia logística e reduz prazo médio de entrega em dois dias no Brasil

Refém da pobreza

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.