O diretor de fotografia brasileiro Adolpho Veloso conquistou o prêmio de Melhor Fotografia na 31ª edição do Critics Choice Awards, realizada na noite deste domingo (4), em Los Angeles. O reconhecimento veio pelo trabalho no longa-metragem Sonhos de Trem (Train Dreams), produção da Netflix dirigida por Clint Bentley.
A vitória é considerada um marco histórico para o cinema nacional. Veloso tornou-se o primeiro brasileiro nato a vencer a categoria de Melhor Fotografia no Critics Choice Awards, uma das principais premiações do audiovisual norte-americano. Na disputa pela estatueta, ele superou nomes consagrados da indústria, como Claudio Miranda, indicado por F1, e Dan Laustsen, por Frankenstein.
Ambientado no início do século XX, Sonhos de Trem narra a trajetória de um trabalhador no oeste dos Estados Unidos e já figurava entre os favoritos da temporada de premiações. O filme foi amplamente elogiado pelo rigor estético e pela forma sensível com que a fotografia contribui para a construção narrativa e emocional da obra.
Além da conquista individual de Adolpho Veloso, a noite também foi de destaque para o Brasil na premiação. O longa O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho, venceu na categoria de Melhor Filme Internacional. O país ainda contou com a presença de Wagner Moura, que concorria aos prêmios de Melhor Ator em Filme e Melhor Ator Coadjuvante em Série.
As vitórias reforçam o momento de visibilidade e reconhecimento do cinema brasileiro no circuito internacional.
Leia mais:
Turismo de luxo cresce na América Latina e Brasil desponta como mercado estratégico.






















