A Braskem anunciou o início da operação do Brave Future, novo navio dedicado ao transporte de etano. A embarcação, avaliada em cerca de R$ 500 milhões, será usada na rota entre Estados Unidos, México e Brasil e faz parte da estratégia da companhia para ampliar a autonomia logística, reduzir custos de transporte marítimo e aumentar a competitividade global.
A cerimônia de batismo foi realizada no estaleiro da YAMIC, na China, responsável pela construção do navio. O Brave Future tem 188 metros de comprimento, capacidade para 36 mil m³ e pode transportar cargas a temperaturas de até -104°C. O navio foi financiado pela Ocean Yield e será operado pela Hartmann Reederei.
De acordo com a empresa, o motor bicombustível da embarcação permite o uso de óleo bunker e etano, com sistema de propulsão e consumo de combustível projetados para reduzir as emissões de CO2 em cerca de 40%, em comparação com a média da frota em operação.
Antes do início da operação comercial, o navio passou pelos sea trials, testes no mar que avaliam aspectos como segurança, velocidade, manobrabilidade e desempenho dos equipamentos.
Com a nova embarcação, a Braskem passa a operar dois navios próprios dedicados ao transporte de etano – Brave Future e Brilliant Future. A expectativa da BT&S é receber outras quatro embarcações até 2026.