A Bahia também terá concessionária da BYD Brasil. O grupo GNC foi nomeado como representante da marca no estado e abrirá uma unidade em Salvador ainda no primeiro semestre deste ano. O anúncio faz parte da estratégia da BYD Brasil de abrir 45 concessionárias de automóveis elétricos nas principais cidades brasileiras até o final de 2022.
“Continuamos nossa expansão para todo o território nacional. E a chegada à Bahia também marca nossa estreia no Nordeste. Estamos muito felizes com essa parceria com a GNC, que é um grupo muito importante no setor automotivo. Em breve, outros estados da região serão confirmados”, comemora Henrique Antunes, diretor de vendas da BYD Brasil.
O Grupo GNC foi fundado em 1991 na cidade baiana de Vitória da Conquista. Hoje tem atuação em diversas cidades brasileiras, com uma rede de 33 concessionárias de 10 marcas em cinco estados, inclusive no segmento premium. É reconhecido como um dos maiores e principais grupos consolidadas do norte-nordeste do país.
“A paixão por vender automóveis é a nossa maior convicção para continuar cada vez mais expandindo nossa presença nacional. Temos um orgulho muito grande de termos sido nomeados, em Salvador, para representar a BYD, verdadeira referência mundial em automóveis eletrificados”, comenta Aurivalter Junior, diretor do Grupo GNC.
Rede fortalecida
Até o momento, a empresa já fez importantes anúncios em sua estratégia de consolidar a marca nas principais cidades brasileiras. A Eurobike foi nomeada como a primeira concessionária e deve ser inaugurada em poucos dias, na capital paulista. A empresa está comercializando o BYD Tan EV no Shopping JK Iguatemi, na capital paulista, até 8 de abril, onde clientes podem conhecer o modelo e fazer um test-drive exclusivo.
A Servopa foi nomeada representante da marca em Curitiba e a inauguração da concessionária está prevista para junho. O grupo informou também que mais duas novas lojas serão inauguradas no estado paranaense: em Londrina e Maringá. Porto Alegre também foi anunciada como sede da concessionária da BYD Brasil, com o grupo IESA, que foi nomeado ainda para as cidades gaúchas de Caxias do Sul e Passo Fundo.
Recentemente, o grupo Águia Branca foi confirmado como representante da marca nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. A projeção é inaugurar cinco unidades ainda este ano: em Belo Horizonte, Uberlândia e Juiz de Fora (MG), além das cidades de Vitória e Vila Velha (ES).

Consumidor
A BYD planeja oferecer uma experiência única para o consumidor em cada concessionária. Além de espaços de convivência e lazer, as lojas terão áreas diversificadas, como uma lanchonete completa, espaços de coworking, descanso e lazer. Trata-se de uma perfeita integração cliente/concessionária.
Além disso, todas as concessionárias contarão com áreas de vendas, pós-venda e peças, entre outros setores, e oferecerão uma solução completa para os compradores de veículos elétricos da marca. O cliente que adquirir, por exemplo, um BYD Tan EV também poderá encontrar os equipamentos necessários para geração de energia sustentável, como painéis fotovoltaicos, recarregadores e unidades de armazenamento de energia.
Sobre a BYD Brasil
A BYD chegou ao Brasil em 2015, quando inaugurou sua primeira fábrica de montagem de ônibus 100% elétricos, em Campinas (SP). Em 2017, abriu uma segunda fábrica, também em Campinas, para a produção de módulos fotovoltaicos. Para abastecer a frota de ônibus elétricos, a empresa iniciou, em 2020, a operação de sua terceira fábrica no Brasil, no Polo Industrial de Manaus (PIM), dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4). A empresa também é responsável por dois projetos de SkyRail (monotrilho) no país: Em Salvador, com o VLT do Subúrbio, e na cidade de São Paulo, com a Linha 17 – Ouro.
Além disso, a BYD comercializa no Brasil empilhadeiras, vans, caminhões, furgões e automóveis, todos totalmente elétricos e não poluentes. Mais recentemente, devido à pandemia da Covid-19, a empresa também está vendendo máscaras descartáveis no país. Em abril de 2021, a BYD Brasil passou a integrar o Pacto Global, iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Em novembro de 2021, deu o primeiro passo para o início da comercialização dos automóveis de passeio no país, com a apresentação do modelo SUV Tan EV e a nomeação da EuroBike como a primeira concessionária de automóveis elétricos da marca no Brasil.