A fábrica da chinesa BYD, que está sendo montada no Polo Industrial de Camaçari, vai iniciar a produção no próximo mês de dezembro. A informação foi divulgada pelo conselheiro especial da montadora no Brasil, Alexandre Baldy, nesta terça-feira (14/5), durante a solenidade de lançameno da picape Shark. O planejamento prevê inicialmente a montagem de veículos em regime SKD (com boa parte dos componentes importada da China), para ingressar na etapa de produção com peças predominantemente de origem local no fim do primeiro semestre de 2025.
A BYD vai investir R$5,5 bilhões em Camaçari. A produção completa dos carros na Bahia deve começar em 2025 e terá capacidade instalada de 150 mil veículos elétricos por ano na primeira fase de implantação, podendo chegar a 300 mil veículos numa segunda etapa.
Ao todo, o complexo possui uma área total de 4,6 milhões de m² que foram comprados do Governo da Bahia por R$287.816.458,00. Na primeira fase de obras, serão 26 novas instalações entre galpões de produção, pista de testes e outras estruturas que vão ocupar uma área de cerca de 1 milhão de m².
A BYD vai construir ainda cinco prédios residenciais, que serão destinados aos funcionários da fábrica. Os empreendimentos ficarão a 3,5 km de distância do complexo, em uma área de aproximadamente 81 mil m² e terão a capacidade de abrigar 4.230 pessoas.
Leia também: Novo livro do escritor Eliecim Fidelis retrata os desafios do homem sertanejo