A jovem Carol Coutinho já construiu uma carreira sólida como empreendedora e, mais do que isso, como referência no setor de alimentos saudáveis. Engenheira por formação, ela costuma dizer que é empresária por paixão — uma paixão que começou cedo, quando ainda criança transformava flores em “perfumes” e criava bijuterias. Hoje, à frente da Gula Fit, sua empresa fundada em 2017, Carol lidera uma das marcas mais promissoras no mercado de alimentos saudáveis de Salvador, com o kombucha como carro-chefe.
A trajetória de Carol é marcada pela coragem de seguir um caminho próprio, desafiando até a expectativa da família, que preferia vê-la em um cargo estável. “Meus pais queriam que eu fizesse um concurso, mas eu sempre me enxerguei com um potencial para negócios”, relembra.
Com uma bolsa de estágio de R$350, ela fez sua primeira aposta no empreendedorismo: comprou roupas para uso pessoal, mas acabou vendendo tudo, percebendo ali um talento para os negócios. O ponto de virada veio com a pandemia, quando a Gula Fit — então um negócio pequeno, tocado a partir de uma cozinha improvisada em casa — cresceu exponencialmente.
“Comecei fazendo coxinhas, pizzas e pães saudáveis, sempre sem açúcar, glúten ou lactose”, explica a empreendedora. A demanda por produtos naturais e funcionais só aumentou, e Carol expandiu a estrutura para uma fábrica de 700 metros quadrados, na Avenida Vasco da Gama. A empresa hoje emprega 30 pessoas. Vinha crescendo a uma taxa média 30% ao ano. De agosto para cá, o salto é de impressionantes 15% ao mês.
Olhar atento
Com um olhar sempre atento às tendências, Carol investiu pesado na produção de kombucha – uma bebida fermentada rica em probióticos e vitaminas. “Eu me apaixonei pelos fermentados, especialmente pelo kombucha, e vi uma oportunidade de trazer algo único para o mercado baiano”, conta.
Atualmente, o kombucha representa 80% do faturamento da Gula Fit, com uma linha de sabores que inclui pitaya com maracujá, morango com limão, tangerina com hibisco, e abacaxi com hortelã. Além de saborosa, a bebida é promovida pela marca pelos benefícios à saúde, como melhora da microbiota intestinal e fortalecimento do sistema imunológico.
Tecnologia
Carol tem um diferencial: ela aposta em tecnologia e processos eficientes para escalar a empresa. “Somos uma empresa pequena com processos de gente grande”, afirma ela. A Gula Fit conta com um CRM robusto, que automatiza a comunicação com clientes, gerencia o SAC e até usa inteligência artificial para atendimento, criando uma experiência mais personalizada. “O segredo é acreditar no processo, inovar sempre e ter paciência”, ensina Carol.
Hoje, a Gula Fit está presente em todo o Brasil, fornecendo para supermercados, lojas de produtos naturais e restaurantes, e ainda planeja expandir para o mercado internacional. Segundo Carol, o maior desafio agora é a logística, especialmente com as embalagens de vidro, uma escolha que ela mantém mesmo com o custo superior às de plástico, pela qualidade e compromisso com o meio ambiente.
Para Carol, o caminho ainda está só começando. A meta? Escalar a kombucha e continuar inovando, sempre com o foco em proporcionar “o prazer de comer sem culpa.”
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