A Vestas, líder global em soluções sustentáveis, concluiu o projeto Folha Larga Sul, de 151,2 MW, no parque eólico da Casa dos Ventos, no município de Campo Formoso (BA). Ao todo, 36 turbinas V150-4.2 MW, o mais potente modelo já instalado no Brasil, irão gerar mais de 770 GWh de energia limpa por ano, que serão usados diretamente pela mineradora Vale.
Produzidas na fábrica da Vestas, em Aquiraz, no Ceará, sob as regras do Finame II, as V150-4.2 MW possuem as torres de aço mais altas do Brasil e pás de 73,7 metros de comprimento. Além do fornecimento das turbinas, o acordo prevê ainda serviços de operação e manutenção do parque eólico pelos próximos 20 anos.
“A conclusão deste projeto é mais um exemplo de nossa resiliência. Graças a um planejamento adequado, pudemos contornar as adversidades que surgiram neste momento e finalizar a instalação de todas as turbinas. Este empreendimento reforça o compromisso da Vestas com nossos clientes e também com a expansão de investimentos sustentáveis no país”, afirma Eric Gomes, diretor de Vendas da Vestas no Brasil.
Seguindo o foco da Casa dos Ventos de oferecer soluções para o mercado livre, Folha Larga Sul irá fornecer energia limpa à Vale pelos próximos 23 anos. O acordo entre as duas empresas também possibilita que, futuramente, a Vale se torne sócia do projeto.
“Ter o parque eólico 100% operacional é um importante passo para fortalecer nossa estratégia de oferecer soluções de energia sustentável totalmente adequadas às necessidades de nossos clientes corporativos”, salienta Lucas Araripe, diretor de novos negócios da Casa dos Ventos.
Além de produzirem energia sustentável, as 36 unidades da V150-4.2 MW de Folha Larga Sul irão contribuir para uma para uma redução de emissões correspondente a 300 mil toneladas de CO² por ano.