A CCR informou nesta quarta-feira (29) à noite, através de fato relevante, que foi celebrado aditivo ao contrato de concessão para implantação e operação do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL), entre sua controlada direta Companhia do Metrô da Bahia (Metrô Bahia) e o Estado da Bahia, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano.
De acordo com a CCR, o aditivo tem por objeto incluir no contrato de concessão, como responsabilidade do Metrô Bahia, a operação do Tramo 3 da Linha 1 do sistema metroviário, com extensão de 4,65 km, composto por duas novas estações e dois novos terminais de integração de passageiros. Visa ainda promover o “correspondente reequilíbrio econômico-financeiro, no valor de R$28.435.325,33, data-base abril/2013”. Este valor será pago em 246 parcelas iguais, mensais e sucessivas, com a primeira vencendo em abril de 2023 , ou no mês subsequente ao de início da operação do Tramo 3 da Linha 1 do SMSL.
Além disso, informa a concessionária, o aditivo objetiva definir a quantidade de frota de trens adicional, a ser adquirida pelo concedente; estabelecer o critério de compartilhamento da demanda adicional de passageiros decorrente do Tramo 3 da Linha 1 do SMSL; e incluir no contrato de concessão a obrigação do Metrô Bahia de implantar e operar wi-fi nas estações já existentes das Linhas 1 e 2 do SMSL pelo prazo de 7 anos , bem como a obrigação do concedente de promover o correspondente reequilíbrio econômico-financeiro, no valor de R$1.129.612,46, data-base abril/2013, a ser paga em 84 parcelas mensais, com a primeira vencendo em fevereiro de 2023.
Novo trecho
O novo trecho possui, aproximadamente, cinco quilômetros de extensão, a partir da estação Pirajá, com duas novas estações: uma em Campinas de Pirajá, nas imediações da Brasilgás, e a outra denominada Águas Claras/Cajazeiras, implantada na confluência da Avenida 29 de Março com a BR-324.
As novas estações, somadas às demais já em operação, totalizam 22 estações, em uma malha metroviária de 38 quilômetros, atendendo 340 mil passageiros por dia. A obra do Tramo III contempla, ainda, o Terminal de Integração ao lado da Estação Campinas de Pirajá, junto ao Terminal de Integração de Ônibus Urbano e Metropolitano em Águas Claras. A Estação Águas Claras/Cajazeiras terá acesso à nova rodoviária da capital baiana.