O setor de seguros cresceu 19,6% no primeiro semestre em relação ao mesmo período de 2021, faturando R$80 bilhões, conforme indica a 22ª edição do Boletim IRB+Mercado (relatório mensal da plataforma IRB+Inteligência, produzido com base nos dados publicados pela Superintendência de Seguros Privados). Na CDC Seguros, por exemplo, as perspectivas vão de vento em popa. As parcerias formadas com seguradoras, assessoria de gestão, análise de riscos e os brokers de resseguro impulsionam a empresa na oferta de apólices especiais e diferenciadas. Para isso, vão injetar R$ 300 mil no projeto de ampliação do produto de acesso à saúde básica.
Ao BadeValor, o sócio diretor da CDC Seguros, George Costa, conta que ainda para este ano está previsto o investimento na implantação de novo sistema de gestão e no app do cliente, ampliando o relacionamento digital. Segundo ele, essa nova plataforma disponibilizará o acesso às apólices contratadas, possibilitando ao segurado acionar atendimento mecânico, chamar um reboque ou avisar sinistros em apenas um clique. Já para o próximo triênio, o foco será na ampliação da área geográfica do novo projeto de acesso à saúde, que inicia ainda este ano com um projeto piloto, na Bahia, mas já tem ampliação prevista para os estados de Sergipe e Rondônia.
Em relação ao faturamento da empresa, Costa revela que, anualmente, gira em torno de R$ 1,8 milhão. “Este ano, com a elevação dos custos dos seguros de veículos e elevação das taxas estamos vivenciando um crescimento de mais de 20% em relação ao mesmo período do exercício anterior. Administramos a venda de cerca de R$18 milhões em prêmios anuais (valores pagos pelos segurados) e que nesses quase 10 anos de existência, intermediamos indenizações que já ultrapassam o patamar de R$120 milhões (recursos devolvidos aos segurados por ocorrência de eventos cobertos)”.
Efeito pandemia
O sócio diretor da CDC destaca a pandemia de Covid-19 como fator de crescimento, na contramão da maioria dos setores econômicos. “Nos despertou para a grande parcela da população que não tem acesso à consultas ou atendimento médico de forma particular. Por isso, estamos desenvolvendo um produto de seguro que permita o acesso da população menos favorecida financeiramente a esse fundamental amparo. Em breve teremos novidades, mas por enquanto ainda não podemos divulgar maiores detalhes. O que podemos adiantar é que tem sido plenamente aprovado nas pesquisas que estão norteando o projeto”, diz Costa.
Outros setores que impulsionam o mercado de seguros na Bahia são o de proteção de eventos e a retomada do calendário de shows que, segundo Costa, gera oportunidades para o seguimento, amplia a oferta de produtos, reduz custos e amplia coberturas para os organizadores de festas e grandes eventos.
Mas para aproveitar os bons ventos, o setor de seguros, que é um braço do sistema financeiro, precisa vencer os impactos diretos da crise econômica e das altas taxas de juros, já que o capital de risco tende a ter taxas mais altas em função da exposição à perdas. Assim, o atual cenário econômico mundial e o dólar mais caro, dificultam a oferta de produtos para determinados segmentos, a exemplo da área de armazenamento e distribuição, que encontram sérias dificuldades para contratação de seguros. “No último ano, muitas empresas das áreas de geração de energia, indústria têxtil, dentre outras, não estão conseguindo renovar apólices de riscos operacionais e industriais”.
Para ele, outro grande desafio é a contratação de seguros para operadores logísticos, em que o mercado segurador brasileiro restringe o crédito e exige dos segurados investimentos em proteção patrimonial a fim de viabilizar a contratação ou renovação de apólices. “A CDC se destaca neste cenário por meio da capacidade técnica e consultiva, na orientação do cliente quanto à implantação desses mecanismos de proteção patrimonial exigidos atualmente pelas seguradoras e resseguradoras”, destaca.
Produtos
De acordo com George Costa, a CDC Seguros comercializa seguros de veículos e frotas, tratores e equipamentos agrícolas e industriais, seguros patrimoniais, seguros para obras de qualquer porte, seguros de transportes nacionais e internacionais, garantias de licitações, contratos, judiciais, aduaneiras, trabalhistas, fiança locatícia, seguro para festas e eventos, planos de saúde individuais e coletivos empresariais, residências habituais e de veraneio, consórcios de veículos e imóveis, responsabilidade civil, inclusive D&O (Diretores e Administradores) e E&O (Erros e Omissões).
O maior diferencial, como diz Costa, é a gestão de planos de saúde empresarial, com apoio e operacionalização de tarefas de RH, bem como na disponibilização de acompanhamento médico para análise de sinistralidade e gestão conjunta de resultados além da orientação e sugestões de implantação de controle e prevenção (medicina preventiva).
Para as pessoas físicas, a empresa disponibiliza o contato para atendimento 24 horas em caso de sinistros desde o instante de contratação. “Isso passou a ser um diferencial do nosso atendimento”, diz Costa.