O início do Verão na Bahia foi especial para a Air Europa. Depois de uma parada de quase três anos por conta da pandemia de covid-19, a companhia aérea espanhola retomou, nesta quarta-feira (21), seus voos entre Salvador e Madri. E o reinício das operações não poderia ter sido melhor: o Boeing 787 Dreamliner – umas das mais eficientes e sustentáveis aeronaves do mercado – pousou, por volta das 20h30, no aeroporto internacional da capital baiana, com 100% de ocupação. O voo de volta partiu às 22h55 também lotado.
“Para nós é uma grande satisfação e representa muito voltar a voar para a Bahia. Foi aqui que iniciamos a nossa operação no Brasil, há 19 anos”, disse Gonzalo Romero, diretor da empresa no Brasil, em entrevista exclusiva ao BADEVALOR. Inicialmente, são dois voos diretos por semana – nas quarta e sextas-feiras. O voo decola do aeroporto de Salvador às 22h55. No retorno, parte da capital espanhola às 15h25. A viagem dura oito horas e meia.
“A partir de junho teremos uma terceira frequência, que ocorrerá aos sábados. Já está no nosso sistema [a nova frequência], os passageiros já podem comprar os bilhetes”, informou o executivo. Gonzalo Romero destacou a parceria da empresa com a Prefeitura de Salvador e a Secretaria do Turismo da Bahia. “Eles estão sempre dispostos a colaborar. Estamos fechando com a secretaria um acordo para divulgar e promover o destino Bahia na Europa. É um plano de comunicação conjunto, de dois anos, e que visa atrair não apenas passageiros da Espanha mas também de Portugal, França e Itália”, diz.
Os voos entre Madri e Salvador são operados com aviões Boeing 787 Dreamliner, com capacidade para 339 passageiros e que combinam o máximo de conforto com um rendimento ambiental excepcional. Entre suas vantagens, destacam-se a redução em 60% do impacto sonoro emitido, além de consumir 20% menos combustível. A aeronave oferece uma nova classe executiva e entretenimento individual na classe econômica. Os passageiros contam com serviço Wi-Fi, com diferentes opções, de acordo com o volume de navegação necessária, streaming, além de um completo e variado entretenimento audiovisual.
“É um equipamento super-moderno, o mais moderno da aviação atual. É mais sustentável, ecológico, e tem diferentes benefícios para os passageiros, principalmente a redução de 60% do ruído na cabine. Realmente o passageiro viaja com muito mais conforto”, diz Gonzalo, informando ainda que a aeronave reduziu em 40 minutos o tempo de viagem entre Salvador e a capital espanhola. “Tem outra vantagem: graças aos sensores especiais, os voos ficam mais suaves nas turbulências moderadas. É um produto de sucesso”, afirmou.
O desembarque desta quarta-feira teve receptivo da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), com a participação do titular da pasta, Maurício Bacelar, e de Gonzalo Romero. Baianas típicas deram as boas-vindas aos visitantes, que ganharam fitinhas do Senhor do Bonfim, cocadas e chocolate. “É uma alegria receber de volta os espanhóis, com todo o simbolismo da abertura do verão e a ligação histórica entre Bahia e Espanha. O estado se preparou para acolher os turistas internacionais, que são atraídos pelas inúmeras possibilidades que o nosso turismo oferece”, comemorou o secretário Bacelar.
Desempenho e desafios
Gonzalo Romero lembrou ainda o acordo de código compartilhado (conhecido também como codeshare) fechado recentemente com a Azul. A parceria permite que a Air Europa amplie sua presença no Brasil e facilita a conectividades dos passageiros que partem dos aeroportos internacionais de São Paulo e Salvador a outras nove cidades brasileira. Para ele, a aliança permite à Air Europa desenvolver e expandir a conectividade aérea no Brasil, indo além de São Paulo e Salvador, beneficiando inclusive outros destinos baianos como Porto Seguro. “Estamos num bom caminho”, afirmou.
O executivo destacou ainda a estrutura oferecida hoje pelo Aeroporto de Salvador. “É um terminal muito bom. Os passageiros ganharam mais conforto, mais opções de lojas, um RX diferenciado, muito rápido. Para as empresas, é um aeroporto que permite um trabalho diferente, de nível internacional”, observou.
Durante a entrevista, Gonzalo Romero afirmou que 2022 foi o melhor ano da história da companhia em receita e faturamento. “Na parte operacional, foi também o melhor ano em passageiros transportados, em ocupações”, afirmou. “Achamos que 2023 será um ano bem desafiador. Estamos bem otimistas, mas teremos pela frente alguns desafios como a guerra na Ucrânia, a crise energética na Europa, a inflação no continente que está fora do normal, o custo do querosene de aviação e a desvalorização do euro frente ao dólar”, apontou.