Presente em seis estados brasileiros, a Larco Petróleo inicia as operações na Paraíba, em agosto próximo, após aporte de R$10 milhões no Porto de Cabedelo. Embora tenha aportado no estado em 2019, precisou suspender as atividades por causa da pandemia. Mas com a retomada, a empresa já aposta na expansão, inclusive, para outros estados do Nordeste.
De acordo com o diretor de operação da Larco, Márcio Sales, o espaço tem 1,5 mil m³ e fica dentro dos Terminais de Armazenagens de Cabedelo – Tecab, na Paraíba. Ao total, tem capacidade para armazenar cinco milhões de litros de combustível, mas por enquanto trabalha com o estoque de 1,5 milhão. “Em um mês de operação atingiremos a capacidade total. Mas já estamos em pleno funcionamento”, garante Sales.
Com a base paraibana, a Larco expande atuação para os estados do Rio Grande do Norte e Ceará, além de Pernambuco, que já conta com uma base da distribuidora. “Temos base em Pernambuco, mas como os estados são grandes, os postos localizados na fronteira entre Pernambuco e Paraíba ficam mais próximos para atender por Cabedelo. Então por uma questão de frete e logística atenderemos essa região também”, explica.
O plano, ainda sem data para ser colocado em prática, é de ter base nos nove estados do Nordeste, e ir além. “Queremos retomar com tudo a atividade na Paraíba. Vamos consolidar a operação e ficaremos entre as quatro maiores distribuidoras do Nordeste. Nós já estamos entre elas, mas na Paraíba não tínhamos essa base e, agora, vamos atender cada canto da região”, disse Sales.
Segundo ele, o momento é de avaliar o mercado e a possibilidade de novas construções para depois definir o processo de expansão pelo Nordeste. Para a base paraibana, a empresa comprou dois novos caminhões e planeja mais investimentos, que prometem superar as expectativas de crescimento em 2022.
A Empresa
Fundada há 22 anos, a Larco está hoje entre as dez maiores distribuidoras de combustível do Brasil. A empresa, que está presente em dez estados brasileiros (Bahia, Sergipe, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, Maranhão, São Paulo, Alagoas, Mato Grosso e Paraíba), conta com 15 bases de armazenagem localizadas estrategicamente pelo país, uma frota com mais de 300 veículos (incluindo bitrens, trucks e carretas), além de uma rede própria de postos em um ritmo acelerado de expansão.
Somente em janeiro de 2021, a Larco alcançou o 6º lugar do Brasil em relação à venda de diesel, 7ª posição em gasolina e 5ª colocação em etanol hidratado no market share. A distribuidora se manteve, também, como a quarta maior do Nordeste no acumulado de 2020, atrás apenas de Petrobras, Raizen e Ipiranga. Figurou, ainda, em destaque entre as grandes competidoras em todas as categorias.