Por Anderson Orrico
Com investimento estimado em R$ 411 milhões, o projeto Gás Sudoeste – Duto de Distribuição de Gás Natural do Sudoeste está no centro das atenções da Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás), que ampliará a sua atuação no estado de 22 para 34 municípios. A ligação conta com 306 km de extensão e irá interligar 12 cidades, sendo o maior equipamento desse tipo em construção no Brasil.
A conclusão total da obra, com a chegada do gás natural para as grandes mineradoras em atividade no município de Brumado, está prevista para o segundo semestre de 2025 e vai atrair novos investimentos para as cidades que fazem parte do traçado do duto, ampliando o ambiente de negócios, gerando emprego e renda, e elevando a capacidade de arrecadação de tributos dos municípios, além de potencializar o uso do Gasene (Gasoduto Sudeste/Nordeste) no estado.
As obras do Gás Sudoeste iniciaram em agosto de 2018 e atualmente tem mais de 60 km de dutos implantados. O marco inicial do projeto, a Estação de Transferência de Custódia de Itagibá (ETC-Itagibá) foi concluída em outubro de 2021 e já está pronta para ser interligada ao Ponto de Entrega da Transportadora Associada de Gás S.A (TAG) e ao trecho I do Duto de Distribuição. A Bahiagás já tem contrato firmado com a TAG para a elaboração do Projeto Executivo para construção do Ponto de Entrega do Gás Natural – Energético (City Gate).
Além de Itagibá, outras três Estações de Distribuiçoes (Eds) serão construídas: Jequié, Maracás e Brumado. As duas primeiras, pontos finais dos Trechos I e II, respecitivamente, estão em fase de contratação de empresa para construção e montagem, e a última aguarda o avanço da obra para chegar ao município. Outras cidades também serão interligadas, como Aiquara, Itagi, Lafaiete Coutinho, Iramaia, Barra da Estiva, Contendas do Sincorá, Tanhaçu e Aracatu.
Ramais
O projeto conta também com três ramais, que levarão o energético para a rede urbana das cidades, além das mineradoras instaladas na região. No início deste ano, importantes etapas do projeto estão sendo acionadas, como a finalização das obras do Trecho I, na qual está em fase de mobilização para a sua retomada, os trâmites de contratações para a construção da ED-Jequié, que possibilitará a distribuição do gás natural para equipamentos dessa cidade e as obras do Trecho II, da ED-Maracás e do Ramal Vanádio-Maracás, que levarão o energético a um dos primeiros clientes âncoras do projeto, a mineradora Vanádio de Maracás.
De acordo com a Bahiagás, o projeto Gás Sudoeste é uma peça-chave na expansão da rede de dutos da Companhia e no cumprimento da diretriz estratégica de interiorização do uso do gás natural no estado. O empreendimento tem como uma das suas premissas o atendimento às grandes mineradoras instaladas na região, a exemplo da Vanádio de Maracás, Xilolite, Ibar e a RHI Magnesita, esta última com duas plantas no município de Brumado. Além disso, a região possui um mercado promissor também nos segmentos industrial, automotivo (postos de combustíveis) e comercial, com equipamentos como hotéis e grandes hospitais.