A Escola Tempo de Criança completou, no início deste mês, 43 anos dedicados a educação de crianças. Com uma estrutura completa, composta por salas de aulas amplas, laboratórios de informática e de ciências, sala de dança, espaço cultural com um extenso acervo de livros, a instituição ainda tem piscina coberta e térmica, duas quadras com campo de futebol e dois parques infantis (com tanque de areia e grama sintética), espaços para a prática de esportes e entretenimento. Para os pais interessados, a escola já iniciou o processo de seleção dos alunos novos, que ingressarão em 2023.
A instituição, que está localizada no bairro do Itaigara, em Salvador, conta com cerca de 400 alunos entre o grupo 1 da educação infantil e o 5º ano do ensino fundamental. Os pais podem escolher pelo turno regular (matutino ou vespertino) ou ensino em tempo integral, que pode ser de dois, três, quatro ou cinco dias na semana. Desta forma, a criança cursa o seu grupo regular pela manhã, almoça na escola e a tarde faz as atividades complementares, reforço pedagógico, atividades esportivas e de lazer, assim como o curso bilíngue opcional, já que a Tempo de Criança tem parceria com a escola de idiomas Acbeu.
“Acompanhamos as necessidades que cada tempo traz. O inglês é essencial na vida dos estudantes. Também temos as demandas do mundo digital, globalizado. Precisamos nos adaptar às mudanças e as realidades”, observa diretora pedagógica e orientadora educacional, Larissa Machado, que é mestre em psicologia da educação pela Unicamp.
De acordo com ela, essa preocupação em acompanhar as evoluções sociais e ao mesmo tempo respeitar os valores é que conferem à escola o diferencial de ter tradição e ser inovadora.
“Nosso diferencial é o projeto político-pedagógico consistente, que respeita a infância e o desenvolvimento infantil. Levamos em consideração as diferentes fases e os seus aspectos: social, psicomotor, moral, cognitivo e emocional. Aliado a isso, a escola cria atmosfera de muito afeto, segurança e confiança. Não à toa que muitos ex-alunos trazem seus filhos por causa dessa experiência que constrói valiosas memórias afetivas”, afirma Larissa Machado.
Equipe capacitada
Com uma equipe capacitada e à frente do tempo, a escola já está totalmente adaptada a era digital. De acordo com a diretora a experiência com o uso das tecnologias antecede a pandemia, que impulsionou outras instituições de ensino ao universo virtual.
“Nossa parceria com a Editora Moderna foi muito importante nisso, já que antes mesmo da crise sanitária nossos alunos já viviam a experiência digital”, conta. No ano passado, com a retomada das aulas presenciais e ampliação da vacinação, a escola deu continuidade aos seus projetos com os alunos, ofertando o que de mais valiosos e que foi perdido com o isolamento social, a interação entre os pares, ainda que com os cuidados exigidos naquele momento.
Para o futuro, Larissa conta que embora não tenham planos para uma nova sede, a possibilidade não está descartada. Com a chegada do novo diretor administrativo financeiro, Alexandre Victal, o objetivo é investir ainda mais em formação de professores, na estrutura física e nos novos projetos.
“Apostamos no futuro da educação, que é a inovação, sem perder as nossas raízes. Ofertar um ambiente onde a construção dos valores morais, a cultura da paz e o respeito a diversidade seja vivido cotidianamente, ao mesmo tempo incorporar a cultura digital e a visão globalizada que tem tanto impactado na formação dos nossos alunos, é o nosso propósito. Manter a cultura da infância, favorecendo estímulos, atividades e projetos que favoreçam o pleno desenvolvimento infantil, respeitando as individualidades e as potencialidades é nosso objetivo. É preciso ter mente aberta e conectada e a escola precisa participar disso, acompanhar as mudanças do seu tempo. Mas a escola precisa ser mais do que um negócio, a escola é amor, é afeto, é comprometimento. São nesses valores que nos alicerçamos”, finaliza.