[dropcap]D[/dropcap]aqui a exatos 30 dias Luís Eduardo Magalhães será, mais uma vez, o centro das atenções do agronegócio nacional. É que o município do oeste baiano irá sediar a 12ª edição da Bahia Farm Show – considerada uma das três maiores e mais importantes feiras do setor em todo o país. Este ano, por conta da crise econômica do país, a expectativa é de que não haja crescimento no volume de negócios.
“Nas últimas três edições, a feira saiu de um faturamento de R$ 420 milhões para mais de R$ 1 bilhão, em 2015. Este ano não devemos crescer, mas é preciso ter continuidade e não se deixar abater pelo momento”, diz o agricultor Júlio Cézar Busato, presidente da Bahia Farm Show e da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).
A Bahia Farm Show será realizada de 24 a 28 de maio e vai reunir, além de milhares de agricultores de várias regiões do país, fabricantes e vendedores de máquinas, implementos agrícolas, sistemas de irrigação, acessórios, peças e outros produtos. Estarão presentes também os principais bancos do país, como o Bradesco, Santander, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, que irão disponibilizar linhas de crédito.
“Para os expositores, será uma oportunidade de apresentar seus lançamentos em tecnologia agrícola a um público interessado em inovações, que elevem a produtividade no campo, principalmente neste momento de recessão e de estiagem”, afirma Busato. Para ele, o grande mérito da Feira é conseguir reunir os quatro principais agentes fomentadores do desenvolvimento do agronegócio brasileiro: agricultores, expositores, agentes financeiros e o poder público.
Investimentos – Praticamente todos os estandes da Bahia Farm Show já foram comercializados pelos organizadores. São cerca de 180 expositores. Foram investidos RS 2 milhões no Complexo Bahia Farm Show, principalmente em infraestrutura, na cobertura de ruas, construção de banheiros e implantação de novas redes elétrica e hidráulica. A pista de pouso também foi ampliada. “Com isto serão expostos este ano aviões agrícolas de maior porte”, conta Busato.
Ele destacou ainda o fórum “Matopiba: potencialidades e desafio” que será realizado dentro da Bahia Farm Show, no dia 24 de maio, às 14 horas, com transmissão ao vivo, para todo o país através do Canal Rural.
[box type=”note” align=”alignright” class=”” width=””]A Feira é realizada pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) com o patrocínio do Banco do Brasil, Bradesco, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Desenbahia, Santander, Senar/Faeb, Governo do Estado e Governo Federal.[/box]