No último levantamento divulgado pelo Ministério do Turismo (Mtur) e pela Polícia Federal, de janeiro a agosto de 2025, a Bahia recebeu 133.708 turistas internacionais, um crescimento de 62,3%, em comparação com o mesmo período de 2024, quando chegaram ao estado 82.406 estrangeiros.
No Nordeste, o aumento foi de 51,4%. A Bahia ficou à frente de Pernambuco e do Ceará, que, juntos, receberam 132.376 visitantes do exterior. De todos os estrangeiros que procuraram destinos nordestinos, 44,5% entraram por aeroportos baianos.
O crescimento do fluxo internacional nas zonas turísticas baianas superou, também, a média nacional, que registrou um aumento de 46,6%, índice 15,7% inferior ao resultado da Bahia.
Segundo a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), a tendência é que essa alta se repita no verão 2025/2026, período que terá a volta do voo da Cidade do Panamá (América Central) para Salvador. Ele irá se somar aos voos já em operação da América do Sul (Buenos Aires, Montevidéu e Santiago) e da Europa (Paris, Madri e Lisboa) para a capital baiana.
“Mais uma vez, a Bahia comemora a conquista de um número maior de turistas estrangeiros, superando com boa vantagem a concorrência, performance que tem sido contínua. É o resultado do esforço do Governo do Estado em ações estruturantes, de promoção, qualificação dos serviços e ampliação da malha aérea. Temos indicativos que iremos seguir em rota de crescimento, no próximo verão, com o reforço de turistas do Panamá e países vizinhos”, declarou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.