A qualificação profissional através da formação técnica foi um os tema principal do primeiro ‘Conversas de Valor’, evento produzido pelos portais BA de Valor e Inews, que ocorreu na noite desta terça-feira (11). Um dos palestrantes, Davidson Magalhães, secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes, destacou a importância de pensar a qualificação atrelada à realidade econômica do estado e ao seu mercado de trabalho.
“A qualificação precisa estar conectada com a realidade do mercado de trabalho, com para onde a economia e as políticas orientam a própria economia. Para que você não faça um processo de qualificação desconectado da realidade e dos objetivos da economia. A qualificação tem que ter o objetivo de garantir, logo depois, o emprego”, afirmou o secretário.
Davidson Magalhães ainda chamou atenção também para peculiaridades do estado da Bahia na sua dinâmica de emprego. “O mercado de trabalho na Bahia é muito impactado pela informalidade, que implica em dois elementos importantes, a precarização do trabalho, e a chamada economia popular, que tem uma força muito grande. Trabalhadores que vivem da força de seu trabalho, que na Bahia são 18%”, destacou.
Ações
Entre as ações da pasta, destacadas por seu titular, estão a qualificação de funcionários para ocuparem os postos de trabalho da recém chegada BYD, que vai produzir veículos elétricos no Polo de Camaçari. No auge de seu funcionamento, a montadora chinesa contratará quase 8 mil trabalhadores. Os 500 primeiros já estão sendo qualificados com formações específicas.
Outras áreas que foram alvo de ações de formação com o oferecimento de cursos profissionalizantes por parte do governo da Bahia foram o comércio, atendimento, agricultura familiar e alimentos e a área do turismo, que contou com diversos cursos específicos.
“Temos também uma política de qualificação voltada para a economia popular e solidária. Temos centros de desenvolvimento que contam com qualificação, acesso ao crédito e apoio a quem faz essa economia popular, acompanhado desde a criação e melhoria dos produtos, até a venda”, detalhou Magalhães.
O Conversa de Valor teve como palestrantes também, a professora Cleunice Rehem, diretora-presidente do Fórum Nacional das Mantenedoras de Instituições de EPT (BrasilTEC) e Sabrina Arraes, diretora do curso Grau Técnico. A primeira edição do evento contou com o patrocínio do Grau Técnico e da Daten.
Leia também: Empresários gaúchos podem solicitar linhas de crédito do BNDES